Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O processo adotivo no Brasil: conquistas e desafios

Redação enviada em 17/06/2016

O Brasil passou por inúmeras alterações politicas e sociais ao longo de sua história até os dias atuais. Apesar de vivermos, hoje, livres de acordo com as leis, a imposição de conceitos, ideologias e opiniões tornou-se cada vez mais persistente, principalmente, em locais de formação civil como a escola, por exemplo. Entretanto, ao contrario do que muito acreditam, as instituições têm construído e repassado o conhecimento aos alunos baseando-se em doutrinas e frentes politico partidárias contrariando muitas vezes princípios educacionais. É fundamental enfatizar, que o panorama educacional brasileiro se modificou muito ao longo dos anos. Houve épocas que a aplicação de conhecimentos políticos eram proibidos e em outras – como o período ditatorial – a promoção de partidos e doutrinas eram obrigatórias sendo essas favoráveis somente a um Governo, Estado ou figura militar. É válido apontar ainda, que a base essencial para a formação do individuo é construída na escola. Todavia, a bagagem adquirida é pautada muitas vezes em visões unilaterais não dando espaço a conceitos amplos de forma que o aluno filtre e passe a crer na mesma ideologia que o seu superior. Percebe-se que pensamentos moldados dessa maneira compromete a formação critica do individuo pois, o mesmo não tem conhecimento das demais opiniões sobre o assunto. Além disso, a forma de aprendizado pode inverter valores, comprometer princípios e tornar o individuo egocêntrico. Fica claro, dessa forma, que a educação brasileira dever ser desenvolvida de forma ampla e imparcial. É crucial que nas escolas os professores trabalhem de forma conjunta todas as possibilidades de opiniões e ideologias mostrando, prós e contras sobre os assuntos apresentados. É interessante, ainda, a aplicação de atividades extras que auxiliam no compartilhamento de conhecimentos e valores como, por exemplo: realização de debates entre os alunos, atividades em grupo, leituras dinâmicas Assim, a politização educacional será desconstruída e o individuo passará a ser mais critico e a obter seus próprios conceitos pautados no conhecimento adquirido ao longo da vida.