Título da Redação: O PROBLEMA DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA ENTRE OS BRASILEIROS E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Proposta: O problema do uso excessivo da tecnologia entre os brasileiros e suas consequências

Redação enviada há 11 meses por usuário anônimo.


O excesso de utilização de tecnologias no cenário atual é um sério problema, e não esta ligado apenas à perda de tempo, outros fatores são intimamente influenciados como por exemplo a cultura de hábitos cotidianos, saúde, desenvolvimento psicológico e interação social. Devido aos avanços tecnológicos e expansão da globalização a tecnologia e a rede estão altamente penetradas no Brasil, segundo o site atribuna.com o percentual geral de utilização da rede no Brasil ultrapassa os 80 %.
Muitas pessoas sem perceber passam horas na frente do celular ou de outro aparelho tecnológico dando maior ênfase ao ambiente virtual do que ao real, essa inversão de meios de interação traz sérios problemas. O ambiente virtual permite a utilização de “mascaras”, pois nele você pode demonstrar ser quem não é, além de você interagir em um ambiente com distorções. O ideal é se sociabilizar em meios de interação físicos, tendo assim contato direto com ambientes reais. È decepcionante ver crianças e adolescentes trocando quadras e escorregadores por vídeos no YouTube e games, há uma influência de alteração cultural cotidiana, as atuais e próximas gerações estão muito mais relacionadas a era da tecnologia do que a de brincadeiras de crianças que a geração dos anos 80 e 90 tiveram. Outro fato negativo é a relação de causa e efeito que há entre a utilização de tecnologias e o sedentarismo, pessoas que utilizam demasiadamente meios tecnológicos acabam fazendo menos exercícios e tendo menos atenção com a saúde.
Levando em consideração os fatos citados são necessárias ações de intervenção. Medidas que certamente diminuiriam o percentual de adebitos a utilização excessiva de tecnologia seriam a implementação de software de fábrica na maioria dos aparelhos tecnológicos que notificassem e alertassem os usuários quanto ao tempo gasto na utilização dos aparelhos; recolhimento de aparelhos celulares e similares antes da entrada em ambientes os quais não são recomendadas ou são proibidas a utilização de aparelhos celulares; franquiar os planos de internet residenciais obrigando os usuário a doutrinar a utilização da internet também é muito interessante. Deixar a sociedade se afundar no mundo das “nuvens” é no mínimo irresponsável, é necessário que os órgãos competentes tomem as devidas providencias para que a cultura de brincar e sorrir se perpetue.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018