Título da redação:

consequências do uso excessivo da tecnologia

Tema de redação: O problema do uso excessivo da tecnologia entre os brasileiros e suas consequências

Redação enviada em 02/11/2018

O problema do uso excessivo da tecnologia entre os brasileiros nos dias de hoje é um assunto muito debatido entre a sociedade em geral. Apesar de muitos argumentarem a favor do uso, há dois aspectos desfavoráveis que devem ser levados em consideração: a falta de concentração que o uso massivo gera e aumento da sedentarização entre os usuários. É de conhecimento geral que está cada vez mais difícil competir a atenção com os dispositivos móveis, dados apontam que o brasileiro está entre os maiores usuários do Facebook (94%), Youtube (85%) e WhatsApp (84%). Estes, oferecem satisfação a cada click, o que faz com que o indivíduo acabe sempre em busca de novos estímulos instantâneos, o que a curto prazo, traz como consequência a falta de concentração e a longo prazo pode resultar em déficit de atenção entre outros distúrbios como a hiperatividade. Além disso, uma pesquisa nacional revelou que 95% dos brasileiros com idade entre 15 e 33 anos se consideram viciados em tecnologia. Diante deste dado, o aspecto que chama a atenção como consequência é: o aumento da sedentarizarão entre a população pois acaba se passando grande parte do dia no computador. Segundo os dados da GlobalWebindex, o usuário global gasta cerca de 6 horas por dia usando dispositivos e serviços alimentados pela rede. Diante dos fatos supracitados torna-se fundamental primeiramente tomar medidas que delimitem o tempo de uso da rede que soluciona ambas as questões, tanto a falta de concentração como a sedentarização. As medidas que podem ser tomadas se tratam de um maior estimulo de órgãos municipais e federais que chamem a população para fazer atividades ao ar livre através de campanhas na mídia e nas redes sócias dialogando com o universo da internet. Outra colaboração para a questão seria a criação de aplicativos que estimulem atividades fora do ambiente virtual como por exemplo o jogo Pokémon Go, que trouxe os seus usuários para as ruas para caçar Pokémon e socializar com outros jogadores.