Título da redação:

A mão invisível do algoritmo

Tema de redação: O problema do uso excessivo da tecnologia entre os brasileiros e suas consequências

Redação enviada em 05/11/2018

Com o advento da Revolução técnico- científico e informacional, a tecnologia evoluiu de forma cada vez mais acelerada, e provocou profundas transformações na maneira com a qual o homem interage com o mundo. Nesse sentido, o ser humano passou a estar cada vez mais conectado com a internet, o que tornou-se um novo mecanismo de manipulação, por meio da filtragem de dados desse usuário. Desse modo, o uso de informações particulares para moldar os interesses dos cidadãos representa um perigo na sociedade brasileira, à medida que forma indivíduos menos críticos e atinge a maioria dos usuários. Em primeira análise, é importante ressaltar que a moldagem selecionada nas informações expostas na rede influencia no comportamento social cada vez mais docilizado e ausente de criticidade. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem necessita estar em uma constante busca de autonomia, por meio de um processo de esclarecimento da razão. Contudo, se o indivíduo só possui acesso a informações selecionadas por interesses comerciais, torna-se mais difícil o exercício do pensamento autônomo. Logo, essa ditadura sutil a qual o ser humano é exposto constantemente prejudica o seu processo de opinião crítica acerca do mundo. De segunda parte, esse retrato automatizado produz uma certa padronização de gostos, no entanto, utiliza uma linguagem específica para atrair as grandes massas. O sociólogo Zygmunt Bauman afirma que no mundo pós- moderno o consumismo transforma de forma intensa os gostos pessoais em mercadorias. Assim, essa falsa sensação de liberdade de escolha, é resultado de uma indústria que recolhe suas experiências na rede e transforma em produtos. Isso é visível na produção de séries, filmes e músicas atuais. Em suma, é necessário que o indivíduo seja preparado para filtrar tais informações. Portanto, é necessário que as escolas assumam seu papel formação crítica do aluno, por meio de orientações em sala de aula, de tal modo que promova debates contundentes e edificantes para um olhar mais crítico no uso das novas tecnologias. Poder-se-á, dessa maneira, contribuir para que esse cidadão esteja mais preparado ao entrar em contato com essas tecnologias e torne- se um cidadão com maior criticidade social.