Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: O preconceito linguístico no Brasil

Redação enviada em 04/07/2018

Na série de revista em quadrinhos - Turma da Mônica, de Maurício Sousa - o personagem Chico Bento tem suas variedades de proferir as palavras, regionalizado, no que difere dos demais personagens. Nota-se que o preconceito linguístico não é um problema atual, desde a colonização do Brasil, século XVl ao XVlll, quando os jesuítas queriam impor sua cultura, religião e educação aos índios em troca de favor e serviços. Hodiernamente, verifica-se que a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade, seja pela negligência da educação aplicada ao próximo, seja pela cultura diversificada no território brasileiro. É indubitável, que a Constituição Cidadã de 1988, garanta a educação de qualidade, sem nenhuma restrição de qualquer tipo, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante Aristóteles no livro - Ética a Nicômaco - a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos. Percebe-se, que esse conceito encontra-se deturpado a medida que a oferta é de educação sem normas morais, como aceitação e respeito nulo de gírias e sotaques. Outrossim, destaca-se os mistos grupos regionais no país brasileiro, que gera impulsos ao preconceito de forma direta ou não. De acordo com o pensador e ativista Michel Focault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim, segundo essa linha de pensamento, se existe essa cultura diversificada, foi porque um dia tiveram liberdade para expô-las. É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um país melhor. Sendo assim é necessário que o Governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais culturais nas escolas, através de uma ampla divulgação mediática, que inclua propaganda televisivas, entrevistas em jornais e debates em salas de aula. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências em cada ambiente escolar e, posteriormente, erradicação da problemática. Poder-se-á, assim, visar a uma união e respeito, de fato, de prestígio social e inclusiva no Brasil.