Título da redação:

Educação e respeito é o remédio.

Tema de redação: O preconceito linguístico no Brasil

Redação enviada em 21/08/2018

Na visão do educador paulo Freire:"onde quer que haja homens e mulheres,há sempre o que fazer,há sempre o que ensinar,há sempre o aprender."Nesse sentido,pode-se afirmar que os efeitos do preconceito linguístico no Brasil são oriundos de uma formação escolar de baixa qualidade.Dessa forma,para amenizar o julgamento depreciativo,desrespeitoso as lições do professor citado deve ser exercida no aprendizado do idioma brasileiro. É fundamental destacar,de início,que toda forma de preconceito são demonstrações de superioridade de um certo grupo de pessoas que detém um desenvolvimento cultural,social,político e monetário em relação a algumas minorias .Nesse contexto,evidencia-se que as características da fala de certas áreas brasileiras tem que ser respeitadas,dessa maneira,mantem-se a identidade regional. Acima de tudo é importante salientar,ainda,que o Brasil apresenta uma variabilidade linguística muito diversificada( cariocas,paulistas,mineiros,e outros)em função que cada região têm seus costumes,suas músicas,suas danças,suas comidas e de modo geral também tem sua fala diferenciada.Portanto,a forma culta de escrever o idioma do Brasil se faz necessário ser preservado em qualquer localidade do país. Em decorrência disso,cabe ao Governo Federal,por meio do,Ministério da Educação e da Justiça,intensificar as formas e combater o preconceito linguístico com campanhas educativas nas redes sociais,jornais e tv informando os malefícios da falta de entendimento entre culturas.Porém,a modalidade escrita formal da língua portuguesa deve ter o ensinamento iguais em todo estabelecimento escolar brasileiro.Por fim,cabe ao terceiro setor,que é formado por associações que trabalham para a melhoria da vida da sociedade a tarefa de auxiliar as autoridades públicas combater o preconceito linguístico,formando grupos de discussão e palestras nas comunidades regionais fazendo uma interação do comportamento humano.