Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O impasse da educação no trânsito no Brasil

Redação enviada em 21/06/2016

O Brasil é um país onde predomina o transporte rodoviário, suas enoremes dimensões territóriais e sua grande população, 5ª do mundo, somado ao investimento governamental no setor automobilistico, implicam em uma imensa frota de veículos que abarrota as grandes cidades e são o principal meio de condução da população brasileira. No entanto, o mesmo investimento feito pelo governo para atrair montadoras para o seu território não foi acompanhado por um planejamento de organização e infraestrutura de suasrodovias, fazendo com que, dessa forma, houvesse crescimento da frota e da população mas não das vias urbanas, criando enormes problemas estruturais e mudando sobremaneira as atitudes de quem utiliza o transporte rodoviário para se locomover. Essas mudanças nas atitudes de população, tais como o individualismo, a falta de gentileza e o descumprimento de leis são presentes em qualquer cultura do mundo; porém a falta de organização estrutural brasileira, evidenciada pela quantidade de congestionamentos quilométricos nas principais cidades do país, alteram substancialmente as ações de grande parte da populaçao que, dessarte,esquece de tomar atitudes de carátergentil no trânsito como dar a vez ao pedestre ou ciclista em faixa sem semáforo, não “furar” semáforo sem radar e se ater mais a regras enquanto dirige. Portanto, a população modificou sua maneira de agir e pensar e diversas são as consequências desses novos hábitos no trânsito. Quando um meio é tão dependente de ações e reações como o trânsito, a situação toma proporções enormes e torna-se inimaginável conhecer uma pessoa que não sofreu qualquer tipo de acidente ou foi vítima de hipocresia nele. Essas intolerâncias aparecem no dia a dia da população e o mais alarmante dos acontecimentos é a quantidade de acidentes e o elevado número de mortos e sequelados. Logo, observa-se o individualismo, a irresponsabilidade e a falta de gentileza causando mortes e diversos outros problemas irreversíves para indivíduos, além de afetar o Estado com gastos no tratamento e nos pagamentos de seguros. Em suma, o problema tem características fisico estruturais e comportamentais conclui-se que investimentos por parte do Ministério da infraestrutura, para o planejamentode novas vias de escoamento urbano,principalomente nas grandes cidades, diminuirão o stress no trânsito. Corcomitantemente, o Ministério da Saúde deve conscientizar a população por meio de mídias televisivas, fazendo comerciais chocantes, que mostrem acidentes, para tentar inibir a população. Ao mesmo tempo, autoescolas devem aumentar o grau de cobrança e disciplina consciente no trânsito por parte de seus alunos.