Título da redação:

A imoralidade e o caos no transito brasileiro

Tema de redação: O impasse da educação no trânsito no Brasil

Redação enviada em 10/02/2016

O trânsito é uma das principais causas de morte entre os jovens no mundo, segundo o jornal Estadão. De fato, apenas em São Paulo, são mortas três pessoas a cada hora em decorrência de acidentes no trânsito. Assim, a grande quantidade de veículos e a imoralidade por parte dos motoristas são umas das grandes causas do caos no transito. Nesse sentido, os paulistas gastam de 30 minutos a 3 horas no transito. Pois é cada vez maior o incentivo, por parte do governo e dos bancos, para a compra de carros particulares, como a redução de impostos e a facilidade de financiamento. Todavia, o acesso ao transporte público está se tornando cada vez mais difícil, pois o inchaço das áreas urbanas faz com que uma determinada quantidade de transportes públicos sejam insuficientes para tantas pessoas, e o crescente aumento no preço da passagem reforça a segregação social, pois nem todos podem circular facilmente pela cidade. Em adição, a falta de respeito e de cidadania dos motoristas, contribuem para as mazelas do trânsito. Embora, atualmente, a população julgue ferozmente os políticos corruptos e os crimes de colarinho branco, a mesma não considera uma atitude muito grave estacionar em vagas de deficientes, avançar o sinal ou subornar um guarda de transito. Portanto, é essencial a ação do governo, escola e sociedade para atenuar os problemas do trânsito. Logo, o governo estadual deve implantar mais metros nas grandes cidades para melhorar o fluxo de automóveis, da mesma forma que também devem ser feitas mais ciclovias nas regiões periféricas, pois são desses lugares as pessoas que mais usam a bicicleta como principal meio de transporte. É válido também que a mídia e as ONGs incentivem o uso das caronas no trânsito, que podem ser organizadas por grupos em redes sociais. Ademais, as escolas devem organizar projetos como rodas de discussões sobre ética e cidadania, que irão influenciar as futuras atitudes dos alunos no trânsito.