Título da redação:

A língua como obstáculo aos refugiados

Tema de redação: O drama dos refugiados no Brasil Contemporâneo

Redação enviada em 22/09/2017

Refugiados que chegam ao Brasil apesar dos esforços feitos para auxiliar refugiados, como as leis sancionadas a fim de garantir direitos iguais, ainda enfrentam dificuldades para se integrarem à sociedade brasileira. Seja pelo trauma recente ou até mesmo pela dificuldade de comunicação com aqueles que aqui já estavam. A língua acaba se tornando um complicador na adaptação forçada em uma nova nação. Chegar em um país diferente, deixando tudo que construiu para trás não é uma das tarefas mais fáceis que é agravada com a barreira da comunicação por nunca terem contato com o idioma local. Até mesmo tarefas simples do cotidiano tornam-se pequenos desafios diários. Essa dificuldade com a língua dificulta o processo educacional. Se para um brasileiro o vestibular já é uma tarefa complicada quem dirá para um estrangeiro que está tendo o primeiro contato com a língua. Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) mostram que somente 1% dos refugiados chegam ao ensino superior. Isso mostra que esses novos cidadãos acabam por largar os estudos em algum momento. A busca por empregos frente a essas dificuldades é outro ponto problemático. O resultado da questão educacional não poderia ser diferente do que aquele que a população nativa já conhece, a falta de qualificação é uma barreira para a colocação no mercado de trabalho. Para não ficarem sem renda acabam por aceitar os subempregos. A solução não é simples e o resultado não vem a curto prazo. O poder público deve, através de escolas e universidades, começar do básico com projetos que ensinam o idioma. Em paralelo a isso os refugiados precisam ser alocados em instituições com projetos pedagógicos adequados aos imigrantes com o objetivo de que o estudo não seja abandonado no meio do caminho. Dessa forma o estado estaria dando chances efetivas de um futuro digno àqueles que aqui chegam