Título da redação:

Educação para modificar um país

Proposta: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

Redação enviada em 22/10/2018

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Analisando o pensamento do sociólogo , essa realidade imediata perpetua-se com o direito de votar da população, pois, é uma transformação social, ou seja, uma conquista que não tinha no século passado, e em detrimento da conquista, a ditadura militar inobservante ao direito democrático da sociedade de escolher seu representante no congresso. A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Ademais, a luta por expressar sua opinião e ideia, sem ter que gerar conflitos, indiferenças ou guerras, foram conquistas oriunda de uma sociedade que foram as ruas para exigir um país que as pessoas tenha o direito ao voto, ou seja, escolher seu representante no congresso, um país democrático - soberania exercida pelo povo. Da mesma forma, evidencia-se o abuso do poder como impulsionador do problema. Segundo Michel de Montaigne, a mais honrosa das ocupação e ser útil as pessoas. No entanto, de maneira análoga ao pensamento do filósofo, a atuação produtiva à sociedade encontra-se distante no país, uma vez que o governo ditador cessa toda a liberdade de expressão e tortura seus opositores. O combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço do abuso de poder, deve se tornar-se efetivo, uma vez que o direito de votar é eficaz contra a problemática. Sendo assim, a Mídias, devem publicar imagens, videos e frases impactantes para a sociedade visualizar o impacto da ditadura frente a liberdade de expressão, coibindo a disseminação do fascismo no país. Aliado a isso, a Igreja e Sindicatos devem dedicar-se a elaboração de projetos sociais a fim de combater a constância do abuso de poder, como a reuniões informando a população dessas classe sobre a diferença entre fascismo x democracia, construindo-se, então, uma sociedade mai fiel dos princípios da Constituição.