Título da redação:

A natureza como vítima

Tema de redação: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada em 26/06/2017

Por favor, desconsidere "os desafios enfrentados" do tema na correção da redação, eu fiz uma pequena confusão; considere como se o tema fosse mudanças climáticas e a sociedade brasileira por favor. A partir dos processos denominados Revolução Industrial, principalmente a primeira, ocorrida no século XVIII, tornou-se necessário o uso de matérias-primas em grande escala para o desenvolvimento da indústria em todos os setores. Entretanto, tal atitude vem ocasionando sérias consequências não só no Brasil como no mundo inteiro. Isso se evidencia não só pela forte devastação mas também pela exagerada poluição ambiental. Em consonância com o fato histórico que revolucionou os meios de produção, o consumo exacerbado de produtos, também chamado de consumismo, exige que a indústria possua maior quantidade de fontes primárias para a produção. Todavia, o problema se instala quando essa atitude não é executada de maneira sustentável - como os especialistas recomendam -, vide a Floresta Amazônica, alvo dessa ação irresponsável que trouxe como efeito a redução de 20% do seu tamanho original, promovendo um desequilíbrio climático que tem como função o controle das temperaturas e dos regimes de chuva. Além disso, a emissão de gases poluentes bem como o destino incorreto dos lixos de produção ocasiona o aquecimento global, que segundo a Inpe, a temperatura média aumentou aproximadamente 0,75 °C no Brasil até o final do século XX. Ademais, cabe ressaltar que essas consequências não impactam somente a geração atual, como também a população futura, pois de acordo com Henry Brown, “não herdamos a terra de nossos pais, mas a pegamos de empréstimo de nossos filhos”. É extremamente necessário, portanto, que o governo federal desenvolva políticas mais severas de punição a indivíduos que devastam e poluem, por meio da construção de novos postos de fiscalização a fim de preservar as reservas florestais e a camada de ozônio. As escolas, por sua vez, devem promover debates com a nova geração por intermédio de exibições de territórios que já foram afetados pelas mudanças climáticas, como é o caso das Ilhas Marshall, com o propósito de conscientizá-los sobre as duras reações do meio ambiente ocasionadas pela irresponsabilidade humanitária.