Título da redação:

A luta entre ciência x estereótipo na sociedade atual.

Tema de redação: O conflituoso consumo de drogas lícitas e ilícitas no Brasil

Redação enviada em 19/07/2017

Hamlet. Rei Lear. O mercador de Veneza. Essas foram apenas algumas das diversas obras do poeta Inglês William Shakespeare. Segundo cientistas Sul-Africanos, Shakespeare utilizava maconha pois acreditava que ela estimulava sua mente. A constituição federal de 1988 repassa uma imagem amplamente negativa sobre o uso de drogas de tal forma que causa um retrocesso na ciência brasileira, pois remédios legalizados que utilizam drogas ilícitas em sua composição ou até mesmo o consumo de produtos transgênico é rejeitado por grande parte da população brasileira. Geralmente remédios que possuem tarja preta trazem consigo diversas polemicas na sociedade já que a maior parte dos cidadãos utilizam do senso comum e classificam os usuários dessas substâncias como “doentes mentais”. Não muito obstante, redes de farmácias possuem dúvidas em integrar esses tipos de fármacos em seus produtos, pois existe a real possibilidade de perda de clientes. Alimentos transgênicos ainda geram fobias no mundo já que recentes incidentes como é o caso do Japão acarretaram diversas mortes e ocasionaram pensamentos negativos na população mundial. Influenciados por pensamentos irracionais, a maior parte das pessoas não tem conhecimento que o principal culpado da morte foi o governo japonês uma vez que não cumpriram de forma adequada o rigoroso método para a liberação desses produtos. O legislativo, Portanto, deve destinar uma porcentagem do PIB para criação de propagandas educativas através de redes de telecomunicações em horário nobre utilizando-se de profissionais da área de biotecnologia e ciências naturais exibindo os reais benefícios de produtos transgênicos e medicamentos com cannabis e outras substancias com a tentativa de quebrar estereótipos o máximo possível da população. Também é de responsabilidade das escolas um maior afastamento do método tradicional de ensino das ciências naturais que cobram apenas decorebas e não visam o desenvolvimento interpretativo do aluno junto à aproximação de um método novo que aplique a ciência no cotidiano afim de estimular o aluno e torna-lo uma pessoa preparada para a sociedade e distante do senso comum. Com essas medidas entre ciência e estereótipos será amenizada.