Título da redação:

Ativistas digitais

Proposta: O ativismo social e a repercussão cultural, política e social nas redes digitais.

Redação enviada em 11/09/2015

As redes sociais são a nova fronteira de confrontação política, capaz não só de difundir informações, mais também de reinterpreta- lá e abri- lá as novas vozes. Elas são aliadas na coordenação de ações que se iniciam na internet e ganham as ruas. E nas redes sociais que ativistas encontram uma forma de alcançar, instantaneamente, o maior número de pessoas para organizar uma mobilização social. Mas será que de fato um movimento iniciado nas redes sociais pode mudar, ou reverter uma situação? No ano de 2011, foi iniciado nas redes digitais um movimento conhecido como Primavera Árabe, no qual se criou um espaço para discutir a situação política dos países do Oriente Médio, essa mobilização ganhou as ruas acabando por derruba do poder governos ditatoriais. Já dizia o sociólogo espanhol Manuel Castells “a rede é a mensagem”, ou seja, à retirada do poder desses ditadores foi possível com a ajuda das redes sociais, que possibilitou a democratização da informação, pois, cidadãos comuns tiveram um espaço para serem ouvidos. Contudo, uma organização iniciada na internet pode se facilmente aquecida quanto esquecida. Muita das mobilizações da era da tecnologia da informação não tem bases fortalecidas e, por isso são aderidas com facilidade e também descartadas com rapidez. Alguns teóricos americanos chamam de ativistas de poltrona para aquelas pessoas que assinam uma petição online, dando- se por satisfeito e ignorando completamente o assunto daí por diante. Logo, as redes sociais são novos meios de comunicações, de sociabilização no século XXI, elas podem ajudar um movimento a torna-se maior. Para que as mobilizações a partir das redes digitais cresçam e se fortaleçam, a sociedade deve exigir de seus governantes uma ampliação do acesso virtual igualmente a toda população, para que mais pessoas possam se unir em prol de um mesmo ideal. Além disso, deve haver por parte dos indivíduos que iniciam um movimento virtual mais conhecimento para a construção das ideias a serem divulgadas, para que com isso haja maior engajamento e motivação que a participação exige.