Título da redação:

Ativismo social no meio digital

Proposta: O ativismo social e a repercussão cultural, política e social nas redes digitais.

Redação enviada em 14/09/2015

As redes digitais são consequência dos efeitos da globalização neoliberal. Elas têm o potencial de divulgar ideias através da audiência mundial ao alcance de um clique. Assim, ações com vista a uma mudança social ou política podem usufruir do poder mobilizador das redes sociais. Esses canais de comunicação na "Internet" são usados para divulgar, organizar e mobilizar movimentos sociais. Foi através dessa ferramenta que a sociedade combinou os protestos de junho de 2013 no Brasil. A ascensão e democratização do acesso virtual aumentou o número de adeptos às ideias, pois se o acesso à "Internet" fosse algo escasso, as passeatas não teriam tantos participantes pois os mesmos não teriam informações necessárias sobre o evento com tamanha facilidade. Também, em 2010, a Primavera Árabe teve as redes digitais como aliadas. O acesso à "Internet" permitiu aos jovens árabes difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população a realizar o movimento político. Desta forma, as redes foram uma arma poderosa contra regimes totalitários, o que motiva preocupações por parte de governos que buscam restringir o acesso a algumas plataformas. Diante disso, à medida que aumenta o acesso ás redes via computadores, "tablets" e "smartphones" é possível verificar um crescimento dos movimentos sociais. Os eventos agendados virtualmente mobilizam vários cidadãos e suas ideias são capazes de chegar além das fronteiras. Tudo isso faz parte da era digital moderna, já sendo criada uma nova cultura. Portanto, as redes sociais não somente instigaram ativismos. Também têm ampliado a divulgação de ideias, convocam atos políticos e comentam artigos das edições digitais da imprensa. A verdade é que manifestando-se contra a opressão e más condições de vida, a voz da sociedade é ouvida a um nível global através dos ativistas. Com tamanha importância e valor dessa democracia, é preciso tornar o acesso virtual cada vez mais acessível à população. Para isso, os governos podem incentivar as empresas do ramo a competirem através de reduções fiscais e estímulos com taxas de vendas e adesão de planos.