Título da redação:

A força da rede digital com difusora de conhecimento

Proposta: O ativismo social e a repercussão cultural, política e social nas redes digitais.

Redação enviada em 02/09/2015

O desenvolvimento da internet, na reforma técnico-científico-informacional do século XX, revolucionou as formas de interação social. A rede digital se tornou uma ferramenta para o ativismo social e para a difusão de conteúdos e notícias a respeito dos mais diversos temas, por ser um meio de comunicação em massa muito acessível e eficaz. Essa oportunidade de mobilização de um grande contingente de pessoas é necessária no mundo moderno e fez com que fossem possíveis grandes movimentos como a Primavera Árabe - levante popular ocorrido em 2011 contra o poder outorgado no Oriente Médio - e as manifestações de junho de 2013 no Brasil - com o objetivo de cobrar aos poderes públicos melhorias para a população - , tendo em vista que ambos os manifestos foram organizados através da rede digital. Além disso, com o acesso à internet, foi permitida a construção de petições virtuais para causas sociais, ecológicas e políticas e o contato com as ciências e as artes, funcionando como forma de inclusão social. No entanto, para que a rede digital seja utilizada de forma saudável, é necessária uma certa cautela quanto à exposição de informações e ideias na rede. É comum que as pessoas leiam conteúdos superficialmente ou que recebam informações de fontes não confiáveis e saiam espalhando comentários virtuais equivocados a respeito de determinados temas, fazendo com que outras pessoas sejam atingidas por tal informação mal elaborada. Além disso, comentários e ideias preconceituosos, discriminadores e que desrespeitem de alguma forma os direitos humanos, os quais ferem os sentimentos das pessoas, devem ser abolidos a fim de uma convivência virtual pacífica. Dessa forma, para se fazer um bom uso das redes digitais, é necessária uma reeducação das pessoas e um direcionamento sobre como agir na internet. Deve ser mostrada a força das redes digitais como formadoras de opinião e difusora de ideias, com iniciativas das instituições educacionais e do poder público, através de campanhas na mídia e de palestras nas escolas, criando debates entre os alunos. Além disso, a internet deve ser mostrada como uma ferramenta para o conhecimento, dando prioridade a assuntos construtivos, tais como ciência, arte, política e notícias em detrimento de futilidades.