Título da redação:

Difundindo o acesso a produção cultural no Brasil

Proposta: O acesso à produção cultural em questão no Brasil

Redação enviada em 17/07/2017

De acordo a filósofa Marilena Chauí, a cultura é o meio dos homens se humanizarem através de práticas que criam a existência social, intelectual, política e artística. Nesse sentido, o acesso a produção cultural no Brasil deve chegar a todos os cidadãos, uma vez que por meios de representações e manifestações culturais é possível permear por lugares e histórias de grande enriquecimento intelectual. As produções culturais brasileira: música, teatro, literatura, dança, entre outras, é um caminho para que o indivíduo conheça as tradições históricas- sociais na qual está inserido. Nessa perspectiva, o pouco ou nenhum acesso dos brasileiros ao teatro e cinema, por exemplo, reflete uma sociedade que pouco faz para que todos os cidadãos frequentem espaços destinados a exposição cultural. Dessa forma, pessoas que estão afastadas dos grandes centros ou que estão nas partes periféricas das grandes cidades, locais de grandes produções artísticas, em muitos casos nunca foram assistir um filme no cinema por não possuírem condições financeiras. Em consonância, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, em um levantamento realizado em todo o país, demonstrou que os altos preços é o principal obstáculo à oferta cultural no Brasil. Nesse contexto, o acesso a produções artística devem está associado a políticas sociais que viabilizem taxas mais acessíveis para pessoas de baixa renda. Outrossim, ainda segundo o IPEA, 62,6% dos entrevistados reclamaram da grande distância para se ter disponível alguma manifestação cultural. Tal realidade esbarra na falta de investimentos governamentais para que as produções possam chegar até as populações que moram em lugares distantes. Fica evidente, portanto, que o Estado com seu poder abarcativo, precisa desenvolver projetos que possibilitem maior acessibilidade a produção cultural. A construção de cinemas, bibliotecas bem equipadas, teatros e casas de formação artística devem adentrar os quatro cantos do Brasil. Isso será possível através de parcerias com os municípios que por meio de um cadastro único das famílias que ganham até um salário mínimo per capita possa receber um cartão fidelidade para acesso semanal. Paralelamente incentivos fiscais devem ser dados a empresas privadas que financiarem as casas de formação artística local bem como a realização de espetáculos nas praças das cidades. Ademais, os municípios contemplados devem ser vistoriados duas vezes ao ano por uma equipe ligada ao Ministério da Cultura. Assim, a produção cultural permeará a vida dos brasileiros permitindo o seu aprimoramento intelectual.