Título da redação:

Desigualdade cultural

Tema de redação: O acesso à produção cultural em questão no Brasil

Redação enviada em 09/10/2018

A chegada da família real ao Brasil, em 1808, trouxe melhorias e inovações ao país, dentre elas a criação da primeira biblioteca brasileira. No entanto, poucos foram os que realmente puderam aproveitar ela na época, considerando que grande parte da população era analfabeta. Hoje, a parcela populacional desletrada foi reduzida, todavia, a agravante concentração cultural nas mãos de poucos, daquele período, ainda vigora atualmente no país. O acesso brasileiro à produção cultural é deficitário, uma vez que, medidas para inserção da sociedade no ambiente cultural são pouco efetivas. Há projetos governamentais que incentivam ações para o barateamento de ingressos a apresentações de teatro, dança, etc ou a doação de ingressos para escolas públicas. Contudo, essas ações abarcam uma pequena parcela populacional, visto que, segundo dados da Unesco, mais de 90% dos municípios brasileiros não possuem sala de cinema, teatro, museu ou qualquer espaço cultural. Outro aspecto que precisa ser analisado em conjunto ao baixo alcance de projetos culturais é o pouco incentivo dado à preparação da sociedade para receber cultura. Simone de Beauvoult disse: “É preciso elevar o povo a altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo”. Nesse sentido, é necessário educar a sociedade brasileira para poder apreciar e compreender as diversas formas de cultura em vez de simplesmente “facilitar” a cultura para que todos entendam, como ocorreu nas adaptações de obras de Machado de Assis, que ao ser modificado perde parte do seu valor cultural. Desse modo, evidencia-se a necessidade de ampliação do acesso à cultura no Brasil de maneira eficiente. Sendo assim, o Ministério da Cultura deve trabalhar para que não só projetos de incentivo cultural circulem, mas também para que alcancem um maior público por meio de criação de espaços culturais em mais municípios brasileiros, com o uso de verbas governamentais. E além disso, que o Ministério promova o ensino de cultura nas escolas de forma preponderante, para que assim possuamos uma democratização cultural no Brasil.