Título da redação:

A falta de acessibilidade cultural por meio da escassez educacional.

Proposta: O acesso à produção cultural em questão no Brasil

Redação enviada em 08/07/2018

Entre os acontecimentos históricos culturais que marcaram o Brasil, a semana da Arte Moderna em 1922 foi sem dúvida o rompimento com as artes trazidas de outros países e, teve por objetivo a disseminação da arte brasileira a fim de popularizar e tornar acessível a todos. Como muitos não tinham acesso à cultura, tal fato foi motivo de estranhamento e reclusa por diversas pessoas. Fato esse, prova o quão escasso foi a questão da cessibilidade da produção cultural e ainda é nos dias atuais. Em primeira análise, cabe ressaltar a falta de estimulo por parte de alguns produtores culturais em relação aos públicos que são portadores de alguma deficiência , pois muitas peças teatrais ainda não contam com interpretes para surdos, além disso, a falta de lugares reservados e estacionamentos para cadeirantes é outro fator que corrobora para a não participação dessas pessoas à produção de artes, pois lhe faltam condições adequadas. Assim sendo, a consequência que se obtém é o distanciamento dessa parcela populacional . Outra relevância que ainda pode-se insere no contexto está relacionada a má distribuição de eventos culturais, visto que cidades interioranas não contam com museus, cinemas ou qualquer manifestação desse porte. Logo, é notório que a proliferação da arte ainda é algo que não se concentra nas mãos de todos, tornando a população privada de conhecimentos. Ademais, vale rever a forma pela qual a óptica de cultura é abordada nas escolas, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Pedagógica da USP, cerca de 48,3 % das escolas de rede pública carecem de investimentos básicos de acesso, como computadores, livros e sala de multimídia. Para mais, o ensino muitas vezes impossibilita o aluno abrangi seu potencial , já que a maioria dos professores se preocupam apenas em repassar os conteúdos programados, esquecendo-se da suma importância de tornar as aulas lúdicas por meio de semana cultural, documentários e peças teatrais. Desse modo, cabe a reformulação dos assuntos a serem abordados na sala de aula. Dessa forma, pode-se dizer, portanto, cabe a parceria do Ministério da Cultura juntamente com empresas privadas através de isenção de impostos a construção de espaços para a disseminação da cultural em cidades de pequeno porte, nesse projeto cabe inserir como medida de reintegração social interpretes e a reforma de lugares que não sejam adaptados à pessoas com deficiências.O Governo Federal juntamente com o Mec e secretarias estudais, devem fazer pesquisas tendo em vista escolas que são mais necessitadas de recursos, para que assim possam destinar verbas para compra de aparelhos tecnológicos e material didático voltados para uma aprendizagem significativa. No mais, Émile Durkheim estava certo quando disse "que a educação prospera para o bem de toda sociedade", já ela é porta de saída para qualquer situação marginalizada.