Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: A mobilidade urbana no Brasil

Redação enviada em 19/09/2016

É de conhecimento geral que o direito à cidade está sendo dificultado devido a falta de mobilidade urbana no Brasil. Para coibir tal fato, a Lei 12587, artigo 12 da Constituição Federal, afirma que o planejamento urbano é fundamental para o crescimento sustentável das cidades brasileiras. Nessa perspectiva, é necessário compreender os obstáculos decorrentes do uso de transporte particular e as dificuldades encontradas na utilização dos serviços públicos. Embora o avanço tecnológico tenha trazido inúmeros benefícios para a melhoria da qualidade de vida, nota-se que o desenvolvimento em alguns setores, como o de transportes, tem ocasionado problemas ambientais e sócio-econômicos para a população. Uma vez que o aumento da circulação de carros dificulta a possibilidade de um fácil deslocamento pelos centros urbanos. Em razão disso, ocorre engarrafamentos, comprometendo o tráfego de veículos, resultando também na emissão exagerada de gases poluentes devido a combustão. Logo, o crescimento desordenado nos meios de transporte acaba prejudicando o deslocamento nas cidades. É fundamental pontuar também, as problemáticas encontradas nos serviços disponíveis para a sociedade, oferecidos nas cidades a fim de garantir o acesso de suas potencialidades de maneira igualitária. Isso porque, os transportes públicos não conseguem trafegar devido o congestionamento no trânsito, por conta da excessividade de carros privados. Além disso, a dificuldade no acesso a certos lugares, prejudica a chegada de transportes públicos, ocasionando na exclusão de pessoas. Assim, a falta de planejamento no desenvolvimento afeta a locomoção nas cidades. Fica claro, portanto, que o direto à cidade, de forma adequada, só é possível se houver mobilidade urbana. Desse modo, é fundamental que o Ministério de transportes, portos e aviação civil invista em políticas públicas e em transportes com a finalidade de melhorar o acesso da população. Ademais, é preciso que a mídia incentive o uso de transportes coletivos e de bicicletas por meio de propagandas e campanhas, para diminuir tanto a emissão de gases poluentes que afetam o meio ambiente, quanto o congestionamento de veículos.