Título da redação:

Geração 'Z': O Admirável Mundo Novo

Proposta: Inteligência Artificial: A geração ‘Z’ e o futuro são agora.

Redação enviada em 02/08/2016

Em um contexto histórico de "boom" tecnológico, a geração 'z' emerge revolucionando os aspectos sociais e econômicos vigentes. Para esta geração, familiarizada com a tecnologia e com a globalização, as fronteiras geográficas inexistem. Além disso, é caracterizada pela receptividade em relação ao fluxo de informação, neste sentido, deve aprender a selecionar aquilo que lhe convém e agrega do melhor modo. A época contemporânea é caracterizada por diversos conflitos no âmbito nacional e internacional - surtos migratórios, terrorismo, crises econômicas e religiosas - isto afeta, de modo direto, a geração vigente, esta, por sua vez, é caracterizada pelo dinamismo, pró-atividade e exigência em face ao mundo exterior. No mercado de trabalho, a geração "z" é exigente, da mesma maneira, em relação à vaga ofertada e as condições de emprego. À vista disso, a geração atual usufrui, em larga escala, dos instrumentos tecnológicos em seu cotidiano - seja para estudos, entretenimento, e outros. E isto, reflete diretamente em sua personalidade e em seus hábitos. À frente de seus smartphones, computadores e tabletes, resolvem parte considerável de suas próprias vidas. Neste contexto de inclinação à tecnologia, é passível de contextualizar a contemporaneidade adjacente à obra literária visionária do escritor britânico Aldous Huxley. Em sua obra, Admirável Mundo Novo, edifica uma sociedade futura que coloca a ciência e a tecnologia no topo da pirâmide de importância. O conhecimento, nesta sociedade, é apreendido por um método realizado enquanto os aprendizes dormem, portanto, não se aprofundam no aprendizado. Comparando com a geração atual, esta, por sua vez, apreende várias informações ao mesmo tempo e fica, na maioria da vezes, em sua manchete superfície e não aprofunda no aprendizado do tema. Portanto, imersa nas tecnologias vigentes e nos fluxos informacionais, é de extrema importância que esta geração saiba apreender, selecionar e descartar aquilo que lhe é oferecido. Para isto, é preciso trabalhar, sobretudo nas instituições de ensino, a maturidade das novas gerações. Neste sentido, faz-se menos reprodutores informacionais e muito mais produtores intelectuais futuros.