Título da redação:

geração 'Z': gerando facilidades, reconstruindo seus saberes!

Proposta: Inteligência Artificial: A geração ‘Z’ e o futuro são agora.

Redação enviada em 18/08/2015

Ao associar o uso da internet aos termos pedagógicos são incontestáveis os avanços significativos que os meios tecnológicos trouxeram à educação, mas precisamente à sala de aula. A dificuldade de acesso a uma instituição de ensino, árdua jornada de trabalho, distâncias geográficas, entre outras, só puderam ser ampliadas após 1728 com a introdução da EaD ( Educação à Distância) na cidade de Boston que foi se expandido no mundo. Caracteriza- se a EaD (Educação à Distância) como modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios tecnológicos de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempo diversos, em outras palavras, é a modalidade de ensino em que o mediador do processo pedagógico entre o professor-aluno é a internet. O uso de meios tecnológicos foi legalizado como um mediador no processo educativo quando as instituições de ensino já não estavam mais alcançando um percentual favorável de alunos, além disso, a flexibilidade de horários, a não obrigatoriedade da freqüência diária, utilização do computador como ferramenta e a possibilidade de conciliar trabalho e estudo ampliou consideravelmente o leque de pessoas que se incluíram no processo de formação institucional, expandindo no Brasil e no mundo o uso da internet no processo pedagógico. Todavia, o uso da internet como o “segundo docente” ainda é visto com ressalvas, visto que na maioria das vezes as instituições que oferecem educação à distância são instituições fracas, com uma educação mercadológica que não prepara o aluno para realizar-se profissionalmente, mais os ensina que o necessário é ter diploma, além disso, “ctrl+C- ctrl+V” tem feito os discentes perderem sua autoconfiança e autonomia, lhes tornando prisioneiro do uso da internet em todas as questões resolutivas causando a perca do potencial e desempenho por parte do alunado. Apesar do preconceito e o perigo de abstinência dos meios tecnológicos no setor pedagógico, é inegável que a internet veio como uma maneira de ampliar o sistema educacional, expandir a mesma e introduzir novos valores pedagógicos na sociedade moderna que só foram ampliados após o uso da internet como o mediador professor-internet-aluno. .