Título da redação:

Tecnologias da humanização

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada em 28/04/2015

Segundo a política nacional de humanização da atenção e da gestão à saúde do Ministério da Saúde, humanizar é ofertar atendimento de qualidade articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos profissionais. Atualmente, a humanização e o investimento no bem-estar do paciente são objeto de intenso debate no mercado de saúde. Os avanços tecnológicos do setor podem caminhar em descompasso com o aprimoramento na qualidade do relacionamento humano. A humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles. A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores. Humanizar a saúde também significa que as mentalidades dos indivíduos vão sofrer mudanças positivas, criando novos profissionais mais capacitados que melhoram o sistema de saúde. A temática humanização em saúde nos remete a soluções simples e duradouras como: a capacitação de profissionais da área da saúde no âmbito da humanização, ofertada pelo governo; para que além de observar a patologia do paciente, o médico ouça sua história e conheça a pessoa que ali se encontra. Dessa forma, poderá haver um sistema de saúde mais eficaz e humano junto aos avanços técnicos científicos.