Título da Redação: Quando o emotivo se faz necessário.

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Heitor Donizete


Apesar dos avanços do atendimento médico, um dos pontos mais discutidos é a humanização do atendimento aos pacientes. A humanização é definida como "a capacidade de oferecer antedimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com o bom relacionamento".
O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) defende o funcionamento conjunto de dois fatores: A "tecnologia" e o "relacionamento humano" no atendimento, já que ambos são cruciais e prioritários, não costumando se fazerem válidos enquanto separados.
No entanto, o segundo fator ganha destaque quando o Programa de Medicina Narrativa denuncia a apatia com que os pacientes são tratados por um número considerável de médicos. Não que os últimos sejam negligentes ou descautelosos em seu trabalho, eles só não valorizam o fator "humano" no procedimento médico, não prestando a atenção devida a história dos sintomas dos pacientes, o que pode ter um fim traumático e letal.


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