Título da Redação: Ação e reação

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há mais de 2 anos por Lari Fernandes


Sentimento. Humanidade. Educação. Civilização. Todas as palavras citadas anteriormente são sinónimos de humanização, que por sua vez, é definida como ato ou efeito de tornar-se benévolo ou sociável a um ser humano. Portanto é a busca por formas que possam auxiliar um ser sem tornar-se mecânico.
A automatização na relação "médico paciente" é cada vez mais notória na sociedade, uma vez que a precarização do trabalho e a falta de envolvimento, compromisso, do médico só ressaltam a complexidade e os problemas que vem sendo enfrentados pela população. Exemplo disto são as consultas cada vez mais curtas - resultado do sistema de saúde "fast food"- onde o paciente só fala os sintomas e o médico o ouve sem uma interação mais profunda com o mesmo, gerando em vários casos resultados negativos a saúde do individuo doente envolvido.
Contudo, essa mecanização - resultado de grandes avanços tecnológicos - pode e deve ser usada como meio de transformação nessa relação, ou seja, gerar uma socialização - educação - nas consultas, onde ao invés de afastar juntar a tecnologia com o atendimento tornando o mais civilizado possível ao ser humano, e trazendo maneiras mais práticas de combates a doenças e transtornos que o paciente possa vir ter sobre a sua situação, levando ao médico o por ser no lugar do doente, acarretando a resultados mais positivos de envolvimento e recuperação do ser a ser tratado.
Logo, humanizar não é apenas sentir, mas realizar um sentimento de apoio e respeito ao cidadão, portanto juntar a "civilização" - humanizar - com as tecnologias contemporâneas seria a melhor maneira que o Estado, através da MS ( Ministério da Saúde ), poderia utilizar para um resultado positivo de recuperação de doentes e do sentimento do que vem a ser cidadão, Newton já dizia que toda a ação possui uma reação, então agir de formas diferentes neste momento é a forma mais correta de obter-se resultados diferentes, acarretando a um mutualismo, a fim de que retire a utópica hierarquia médico e logo após o paciente.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás