Título da redação:

Os interesses nas disseminações de boatos

Tema de redação: "Hoax", notícias falsas e suas implicações em sociedades

Redação enviada em 01/11/2017

O ''hoax'', palavra do inglês definida como farsa ou boato, objetiva a disseminação de conteúdos falsos para enganar indivíduos que se concentram, principalmente, nos meios de comunicações virtuais. Por possuírem conteúdos que incitam a curiosidade do leitor, tais boatos são utilizados como estratégias para cativar determinado grupo de indivíduos e, devido ao alto volume de informações que circulam na internet, a capacidade de identificar o ''hoax'' se torna limitada. As notícias falsas são utilizadas no âmbito político como forma de beneficiamento próprio. Com maior intensificação nas épocas de eleições, boatos que denigrem a imagem de adversários são difundidos nos diversos ''sites'' que possuem ampla quantidade de usuários, afim da conquista de votos e de apoio a determinado grupo político. Um exemplo de ''hoax'' presente nas eleições de 2014 relatava que o candidato Aécio Neves não precisava do voto de professores, convocando, então, todos os educadores a não votarem no mesmo. É perceptível a inércia dos cidadãos na busca por fontes confiáveis e verdadeiras. Diante do grande avanço tecnológico hodierno, a necessidade da transmissão imediata das informações dificulta o desenvolvimento da percepção dos indivíduos, como afirma o estudo realizado pela ''Advice Comunicação Corporativa'', em que 78% dos brasileiros se informam pelas redes sociais e apenas 39% checam com frequência as notícias antes de confundi-las. Por conseguinte, tal inércia acarreta em acessos a falsos sorteios, arrecadações e prêmios, podendo ocorrer o elevado risco de possuírem dados bancários e pessoais coletados por golpistas. Medidas, portanto, são necessárias para combater esse impasse. É necessário que os técnicos de informações desenvolvam os mesmos algoritmos utilizados pelo ''Facebook'' e ''Google'' em diversos ''sites'', visando em identificar e diminuir a propagação em massa dos ''hoaxes'' a fim de que seus usuários não propaguem tais boatos. Outrossim, as mídias sociais devem publicar com maior frequência conteúdos que alertem seus utilizadores a lerem criticamente qualquer informação presente na internet, para que possam contribuir denunciando e prevenindo outros indivíduos de serem enganados.