Título da redação:

A farsa no meio comunicativo

Tema de redação: "Hoax", notícias falsas e suas implicações em sociedades

Redação enviada em 15/09/2017

A área da informação teve um grande avanço com a 3ª Revolução Industrial e a Globalização. Nesse sentido, surgiu a internet, como um meio difusor de notícias em tempo real, porém, nem todo o conteúdo apresentado é real. As informações falsas,no ambiente virtual, atingem grandes massas populares em todo o mundo, causando alienação e algumas atitudes radicais de quem as vê. As redes sociais são os locais mais favoráveis para a propagação dos "hoax". A partir desse meio, qualquer tipo de conteúdo se espalha rápido, devido aos compartilhamentos, com isso uma notícia falsa enviada acaba sendo considerada verdadeira por muitos. Dessa forma, é necessário um maior senso crítico dos leitores para avaliar a veracidade da informação, pois parafraseando Leonardo da Vinci, quem pouco pensa muito erra, então cabe ao indivíduo pesquisar melhor os assuntos, a fim de evitar equívocos. Outrossim, é o caráter impulsionador de ódio que essas falsidades podem trazer. A divulgação de algo enganoso é utilizado para denegrir a imagem de uma pessoa ou organização, colocando outras pessoas contra essas. Dessa maneira, indivíduos sofrem errôneas acusações, como no caso do jovem que mora da Comunidade do Manguinha, no Rio de Janeiro, que foi taxado, através de um "hoax", como carcereiro do deputado Sérgio Cabral e por morar em um ambiente em que atividades militares não são respeitadas, sofreu ameaça dos bandidos do local. Logo, uma mentira na internet pode trazer danos à integridade dos envolvidos. Portanto, as notícias falsas estão presentes no mundo virtual e propagam o caos de ideias nele. Assim, as redes de ensino devem estimular o senso crítico dos mais novos, por meio de palestras e vídeos, apresentando aos alunos o gênero jornalístico e os principais pontos para identificar a veracidade dos fatos apresentados nas informações, como por exemplo: fontes, comentários de jornalistas e o grau de influência do site. Além disso, a mídia pode eleger, através de pesquisas, sites com conteúdo confiável e disponibilizar os resultados à população, diante dos jornais, comerciais e programas em geral, com intuito de que as pessoas acessem locais na rede com assuntos mais verídicos. Com esses atos os internautas terão mais consciência do que compartilhar na internet.