Título da redação:

Geração aprendizado indisponível

Proposta: Geração ‘Z’: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites?

Redação enviada em 15/07/2015

A população mais jovem que cresceu na era da tecnologia e acesso fácil e rápido à internet se utiliza, na maioria das vezes, somente das inutilidades que pode proporcionar os aparelhos celulares, tablets e afins, como os vídeos de comédia e jogos bobos e repetitivos, e não exploram as utilidades, que também são abrangentes, como as pesquisas escolares, filmes históricos, informações culturais, que poderiam lhes oferecer um avanço intelectual e profissional. O uso de tecnologias de entretenimento de forma abusiva desde à infância atrapalha o aprendizado, como menciona uma pesquisa da universidade de Nova Zelândia, mais especificamente a televisão e videos games, e estar conectado à internet atualmente é ter acesso a videos e jogos. Geralmente, a falta de concentração dos jovens é uma das principais queixas dos professores de ensino médio, portanto, as consequências disso já podem ser vistas nos dias de hoje em larga escala, mostrando que os malefícios dessa tecnologia estão sendo mais explorados que os benefícios. Quanto maior a dependência desses aparelhos, menor o convívio social com as pessoas ao redor, como família e amigos, uma vez que o usuário prefere trocar mensagens instantâneas do que a socialização em pessoa para sanar a necessidade da internet, prejudicando, assim, as relações que o jovem precisará desenvolver para ter sucesso pessoal e profissional. Pois, numa entrevista de emprego, por exemplo, não poderá comunicar-se com mensagens de texto e numa linguagem informal como o internetês. E o impasse consiste no fato de que o próprio aparelho que o está impedindo de se sair bem numa entrevista poderia estar sendo usado como uma fonte de pesquisa a respeito do trabalho para obter boa impressão com o empregador. Dessa forma, o acesso à internet da geração extremamente conectada não auxília o jovem no que precisará para o futuro, apesar de poder ter esse auxílio. É necessário que os pais desses jovens demonstrem como é possível usar esses aparelhos para obter sucesso profissional e pessoal, e que o Estado também se comprometa, oferecendo bônus aos professores que desenvolverem esses tipos de projetos na sala de informática da escola.