Título da redação:

Brincadeira de criança

Proposta: Geração ‘Z’: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites?

Redação enviada em 21/07/2015

O mundo globalizado expandido na Terceira Revolução Industrial,trouxe informações fornecidas de maneira frenética e jogos próximos com a realidade.Apesar dos benefícios e avanços,todas essa tecnologia é preocupante principalmente para a população infanto-juvenil,onde o uso passou do limite da normalidade. Em primeiro plano, é importante destacar a perda cultural que os novos equipamentos causaram.Antigamente,jovens tinham como hábito brincar de jogos típicos como "Mamãe Da Rua" e " Polícia e Ladrão",atualmente esses jogos foram substituídos por celulares,computadores e televisões,contribuindo para o sedentarismo,obesidade e isolamento social ainda na infância. Além disso,o vício levam indivíduos cometerem e serem vitimas de crimes virtuais.Na reportagem sobre viciados em jogos do programa "Fantástico" da Rede Globo, jovens confessaram cometer crimes, como a clonagem de cartões de crédito e algumas meninas afirmaram mostrar seus corpos via internet para comprar benefícios em jogos online.Incontestavelmente essa rede pode trazer perigos, atraindo criminosos como hackers e pedófilos. Fica claro que as tecnologias advindas da Terceira Revolução Industrial trouxe avanços,contudo o mau uso da mesma traz os problemas anteriormente citados,exigindo que medidas sejam tomadas.Cabe ao governo investigar casos de crimes virtuais e financiar recuperações de jovens viciados em jogos.ONGs devem criar campanhas ajudando aqueles que sentem dificuldades em abandonar o uso frenético de tecnologias e com a ajuda de famílias promover eventos visando a volta das brincadeiras típicas de antigamente.Escolas precisam promover a discussão do limite de uso dessas ferramentas,pois essa "brincadeira de criança" atinge também os adultos e deve ser controlada pelos mesmos.