Título da redação:

Esporte no Brasil: de prazer e saúde à ferramenta de exclusão.

Proposta: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 30/08/2015

Atividade física regular com fins de recreação e/ou manutenção do condicionamento corporal e da saúde. Segundo definição do dicionário Houaiss, o esporte pode ter diferentes finalidades. Além disso, tem exercido a função também de aproximação e inclusão de todos e quaisquer praticantes. Porém. a partir de certo momento, o não saber dividir as coisas faz com que seja um mérito excludente em parte da população. É inegável a ideia de experiência secular de esporte na humanidade, seja desde realidades pré-históricas à jogos olímpicos atuais. Como em sua grande maioria, as atividades esportivas podem gerar e treinar o coletivismo e a união do grupo,mesmo que inconscientemente. Apesar de corridas de superação ao outro, o mérito até então não era capaz de elidir indivíduos. Percebe-se, então, uma influência profícua no desenvolver da nação, com maior exercício mental além do corporal. Assim, com a ascensão do esporte, foi possível torná-lo função profissional. Entretanto, o dessaber e a imprudência no meio técnico cria, hoje em dia, a exclusão de parcela das camadas sociais. Um momento em que a autonomia é um privilégio apenas dos que possuem condições superiores, deixando de lado os de menor status financeiro. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, é necessário um contexto em que o governo iniba um convívio caótico em sua população. Desse modo é que se entram os projetos sociais brasileiros levando oportunidades já escassas para as classes média e pobre. Contudo, esse não é o comportamento devido e correto para o sábio, visto que foi tomado somente diante do problema já formado e disperso. Portanto,a evidente transformação de uma prática saudável de prazerosa em uma ferramenta de afronta, restrição e desigualdade necessita de medidas reversas ao cenário. Para tal, ações midiáticas e individuais nas redes sociais para campanhas de conscientização e reinclusão ao preteridos e fundamentais trabalhos de ONG's e Estado na educação de crianças, jovens e adolescentes. Somente dessa forma atingimos o proposto por Hobbes e evitamos a mesma circunstância, já que, se exercido desde cedo e acompanhado o desenvolvimento, os futuros cidadãos não cometeram o mesmo erro.