Título da redação:

Esporte no Brasil: de prazer e saúde à ferramenta de exclusão.

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 14/10/2015

Atividade física regular com fins de recreação e/ou manutenção do condicionamento do corpo e da saúde. Segundo definição do dicionário Houaiss, o esporte pode ter diferentes finalidades. Além disso, atualmente, tem-se apresentado também como papel de aproximação e inclusão de todos e quaisquer praticantes. Porém. a partir de certo momento, o não saber dividir as coisas faz com que seja um mérito excludente em parte da população. É inegável a ideia de experiência secular do esporte na humanidade, seja desde realidades pré-históricas à jogos olímpicos atuais. Como em sua grande maioria, as atividades esportivas podem gerar e treinar o coletivismo e a união do grupo,mesmo que inconscientemente. Apesar de corridas de superação ao outro, o mérito até então não era capaz de elidir indivíduos. Percebe-se, então, uma influência profícua no desenvolver da nação, com maior exercício mental além do corporal. Todavia, a partir de sua ascensão, tornou-se função profissional.. Entretanto, o dessaber e a imprudência no meio técnico cria, hoje em dia, a exclusão de parcela das camadas sociais. Um momento em que a autonomia é um privilégio apenas dos que possuem condições superiores, deixando de lado os de menor status financeiro. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, é necessário um contexto em que o governo iniba um convívio caótico em sua população. Desse modo é que se entram os projetos sociais brasileiros levando oportunidades já escassas para as classes média e pobre. Contudo, esse não é o comportamento devido e correto para o sábio, visto que foi tomado somente diante do problema já formado e disperso. Portanto,a evidente transformação de uma prática saudável e prazerosa em uma ferramenta de afronta, restrição e desigualdade necessita de medidas reversas ao cenário. Para tal, ações midiáticas e individuais nas redes sociais para campanhas de conscientização e reinclusão ao preteridos, assim como fundamentais trabalhos de ONG's e Estado na educação de crianças, jovens e adultos. Somente dessa forma atingimos o proposto por Hobbes e evitamos a mesma circunstância, já que, se exercido desde cedo, acompanhando o desenvolvimento e alterando a concepção já existente, os futuros cidadãos não cometerão o mesmo erro.