Título da redação:

Espirito competitivo - o mal do esporte como ferramenta de inclusão social

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 01/09/2015

O esporte, desde muito cedo presente na vida das pessoas, é tido, normalmente, como uma forma de inclusão social, porém em alguns casos, isso ocorre exatamente ao contrário, pessoas com deficiências físicas ou mentais são excluídas da prática, quando na verdade o objetivo era completamente oposto. Isso se deve, principalmente, ao espirito competitivo que desenvolvemos com o passar dos anos. Desde muito cedo, crianças já são apresentadas ao esporte, não como uma forma de lazer ou diversão, mas induzidas à sempre querer somente a vitória. Participar não basta. Na maioria das escolas, crianças que não são consideradas boas o suficiente, ou aptas para a pratica do esporte são excluídas, dando prioridade àquelas crianças consideradas aptas. Fugindo completamente do foco. O esporte foi incluído nas escolas, para as crianças interagirem entre si, criarem vínculos através dele e ter um momento de lazer em conjunto ao aprendizado. Entretanto, desde muito cedo, o censo critico e o julgamento surgem. Uma criança com alguma dificuldade, certamente não se encaixará em um time onde o espirito competitivo fala mais alto e a vitória é o único objetivo. Para o esporte realmente ser um momento de interação, lazer e aprendizado, deve acontecer uma reeducação psicológica. Onde a vitória não seja o principal objetivo, e sim haver uma interação e uma relação recíproca entre as crianças. Para que quando elas cresçam, elas virem cidadãos do bem, sem o julgamento em primeiro plano, mas sim a ideia de inclusão social aflorado em cada um.