Título da redação:

Equilíbrio no binômio Esporte-Educação

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 22/10/2016

O esporte tornou-se ao longo dos anos um fenômeno social universal e também é visto como instrumento de equilíbrio pessoal, porém, no Brasil, é dado uma maior importância a atividade esportiva do que para a educação. Todavia, é inquestionável o caráter de inclusão social que os jogos trazem para a sociedade, proporcionando a aproximação das classes sociais e povos de outras nações através, por exemplo, dos jogos olímpicos. A campanha Criança Esperança proporciona hoje 86 projetos sociais em todo o Brasil relacionados ao esporte, já são inúmeras crianças e adolescentes que têm oportunidade de desenvolver habilidades através dessas atividades e saírem da condição excludente das camadas mais carentes. Muitas dessas crianças conseguiram reverter as condições precárias da família através do esporte como o caso do jogador de futebol Hulk, em que o mesmo saiu da periferia da Paraíba e hoje faz parte da seleção brasileira. Outrossim tem-se a Parilimpíadas que sob um mesmo ponto de vista, proporciona a inclusão social dos deficientes físicos através das atividades esportivas. Contudo, os jogos olímpicos e eventos esportivos reforçam na sociedade uma condição de maior relevância do que a educação dado que há mais investimento neste setor e também uma exaltação da mídia, o que contribui para atual condição precária na área educacional do país, mostrando com isso uma falta de equilíbrio entre os valores da nação na qual o capitalismo econômico gerado e investido para a realização dos jogos é excedido e o capital gerenciado para as escolas, principalmente públicas é, muitas vezes, desviado para outro setor. Em suma, vê-se que há uma necessidade de equilíbrio entre o binômio esporte-educação. Para solucionar esta condição, educadores em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) devem realizar projetos educacionais juntando o caráter esportivo dos jogos nas competições, por exemplo, de matemática, química e demais disciplinas. Tendo em vista este ponto, a mídia deve valorizar esses projetos e também as crianças e adolescentes participantes, fazendo com que enalteça o colégio em questão e elevando assim o incentivos a educação no Brasil.