Título da redação:

Direito meu e seu

Proposta: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 29/08/2015

Capaz de unir nações e reintegrar os indivíduos, o esporte foi considerado assim por um bom tempo em seu conceito. Por outro lado, há um outro enigma á ser decifrado: nessa contemporaneidade, o esporte tem dado respostas positivas no que diz respeito á inclusão social de todas as camadas sociais? Certamente, há algumas lacunas á serem preenchidas dessa problemática que também tem sido alvo de debate por parte de alguns estudantes do curso de Educação Física, no qual veem o cenário esportiva de maneira ''selecionada''. Em detrimento disso, é necessário analisar os dois viés da situação. O aspecto do Brasil, por exemplo, considerado país ''do futebol'', tem seu legado cultural atrelado á ele, de maneira que muitos dos garotos principalmente, sonham até mesmo com a carreira de jogador profissional mas o quadro é de restrição e falta de investimentos nessa esfera social. Deixando com que alguns se sintam frustrados e busquem outras alternativas,as vezes até mesmo na rua. Ou seja, um conjunto de carências desse tipo, é capaz de desestimular os jovens e adolescentes á praticar determinadas atividades físicas. Em outra óptica, o esporte tem fator decisivo na melhoria de vida e construção social. Atualmente, as pessoas tem em sua rotina tantas obrigações e afazeres que o dia acaba se tornando ''pequeno'' e se deparam sem tempo para exercitar se. O que é, infelizmente prejudicial á vida saudável e prolongada, pois ficam a mercê do chamada sedentarismo. Ademais, na conjuntura de socialização, sem dúvidas ele é bastante eficaz, uma vez que permite aproximar as pessoas por meio do trabalho coletivo. Fica clara, portanto de que o esporte possui enes benefícios numa sociedade. Apenas é necessário ampliar seu acesso para todos, na tentativa de ser verdadeiramente democrático e não meritocrático. Para tanto, o papel das ONG's, deve se juntar á causa, promovendo em áreas mais carentes, o exercício da população, com jogos de futebol e vôlei. O segundo passo, deve ser dado pelas Instituições educacionais, promovendo através de campanhas a valorização do esporte na vida estudantil e universitária. Somente assim, o esporte será uma arma para melhorar a vida em sociedade.