Título da redação:

Comunidade em construção

Tema de redação: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 30/05/2017

Atividades recreacionais desenvolviam a comunicação e a construção da destreza física do homem pré-histórico. Hoje, elas são expandidas ao esporte que pode ser considerado como uma prática a qual exige habilidades, respeito e supervisionamento. Gerador de competições, a rivalidade promovida por ele é enfatizada. No entanto, fatores como a interação social e a formação de valores morais deveriam ser as máximas dessa prática humana. De início, é importante destacar que o esporte tem a capacidade de promover a integração com os diferentes meios e indivíduos. Em 2014, a Folha de São Paulo publicou uma reportagem ressaltando a faculdade Mackenzie por dar descontos em suas mensalidades para alunos atletas dos jogos inter-universitários. Esse tipo de ação promove a inclusão social dos cidadãos, já que permite a interação do estudante com o meio acadêmico por meio de benefícios associados à prática esportiva e à representatividade de um grupo. Logo, o esporte torna-se essencial ao desenvolvimento da sociedade. Ademais, é inegável dizer que a atividade esportiva induz à estruturação de uma comunidade composta de valores. Essa, por sua vez, tem como base o homem como ser social que, segundo Aristóteles, é da essência humana. Dessa interação valores morais, como a cooperação e o respeito mútuo, são desenvolvidos e vão além das quadras. Assim, o praticante tem a tendência de torna-se mais compreensivo às diferenças e empático, sendo fatores de extrema importância e escassos no convívio social. Portanto, desde a pré-história, as atividades que originaram o esporte eram conduzidas pela interação social e formavam valores dentro das comunidades. Para que esses efeitos sejam maximizados, o Governo Federal brasileiro, em parceria com universidades, deve promover a prática esportiva por meio de competições e eventos nos quais permitam benefício acadêmico e financeiro para os alunos e centros educacionais. Além disso, as Secretarias de Esporte municipais precisam promover suas escolinhas aos habitantes, contratando professores e treinadores e fazendo campanhas de adesão às modalidades. Por fim, a mídia necessita mostrar os trabalhos que ONGs e agentes sociais fazem através do esporte nas comunidades, valorizando a importância para a construção nacional.