Título da redação:

Bola na trave não altera o placar !

Proposta: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia excludente?

Redação enviada em 29/08/2015

O ano de 2016 será histórico para o Brasil, visto que será sediado aqui o famigerado Jogos Olímpicos, cujo envolve diversas nações do globo e é considerado o maior acontecimento esportivo do mundo. Nesse sentido, analisando as características desse tipo de evento e dos esportes que o compõe, nota-se a inerência da competitividade à natureza humana. Entretanto, qual seria o reflexo das competições esportivas na sociedade brasileira ? Aliás, qual seria seu papel nesse meio social ? Historicamente, devido ao talento natural do brasileiro(a) com a bola, o Brasil é considerado o país do futebol. Não é para menos, afinal possuímos 5 campeonatos mundiais; além disso, a disseminação dessa modalidade deve-se,principalmente, à praticidade e acessibilidade da mesma: uma latinha pode servir de "pelota" e um par de chinelos delimitarem os "travessões". Inclusive, é cultural, no Brasil, uma criança almejar ser um atleta do clube de coração; é como a banda Skank expõe em uma de suas letras : "quem não sonhou em ser um jogador de futebol ?" Com efeito, é notório o benefício dessa prática esportiva no país, principalmente nas comunidades carentes. Posto que, com a adesão dos moradores nos jogos, os mesmos se afastam do submundo, cujo açambarca milhares de jovens brasileiros anualmente, destacando-se o narcotráfico no Rio de Janeiro, por exemplo. Contudo, há críticos que avaliam os eventos esportivos como excludentes, visto que, usualmente, beneficia-se o concorrente com melhor desempenho. Todavia, aqueles não consideram que o elemento competição é um fator saudável, pois motiva resultados superiores em diversos âmbitos da vida, não só no esportivo. Nessa perspectiva, torna-se evidente o grande valor do esporte na constante tentativa de compor uma sociedade harmônica. Portanto, cabe às prefeituras municipais desenvolverem poliesportivos que visem abrigar competições esportivas; e às escolas elaborarem jogos internos e externos, cujo objetivo seria motivar os adolescentes a usufruir dos espaços construídos pelos prefeitos. Por fim, contribuiria-se para a interação entre os alunos participantes e, iminentemente, para um ambiente comunitário mais saudável.