Título da redação:

Os debates em Atenas e a educação brasileira

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 13/07/2016

O projeto escola sem partido restabelece a forma como se desenvolve a educação brasileira. Os viés da instituição de formação estão em pauta e colocados pelos que são contra tal projeto como uma maneira de barrar a construção de jovens politicamente ativos ou a sua reflexão sobre a estrutura social do país. Essa realidade de uma escola sem liberdade em debater assuntos dos quais são inapropriados ou que possam influenciar os jovens estudantes é um retrocesso e caminha a educação rumo á censura. Em linhas gerais, o projeto diverge da principal característica do ofício pedagógico, a postura do ensino é em seu perfeito significado um ato político, e que a expressão não é a submissão de uma ideologia, mas uma análise saudável e importante de diversos pontos de vistas. Os debates presentes na vida do cidadão ateniense e os famosos filósofos que surgiram no período clássico dessa cidade-estado, são conseqüência da importância dessa reflexão critica sobre a sociedade e sua organização. Além do retrocesso exposto, o projeto pode ser considerado como uma opressão digna de reconhecimento por parte dos alunos e profissionais da área pedagógica. A imposição de assuntos que podem ou não serem discutidos em sala é uma manifestação de um interesse em limitar a formação dos estudantes. Desta forma, o caminho da educação brasileira esta predestinada a alienação, inserida em uma onda de distopia. Contudo, reformas como as leis que propõem apresentar a cultura afro-descendente e indígena nas escolas serão retardadas junto com o desenvolvimento social. Em virtude disso, o encrave de culturas extremamente conservadoras poderá ser a única ideologia manifestada para os alunos. Reconhece-se pois, a importância da liberdade nos assuntos tratados nas salas de aula. O espaço previsto para essa instituição deve ser de liderança do professor, que além de dominar a sua disciplina deve levar os alunos a refletir sobre ela em um plano que para Sócrates, filosofo grego, é dar a luz ao conhecimento através da critica e do debate. A influência temida pelos adeptos a essa proposta é apenas uma expressão da democracia, e o rumo da educação está relacionado a manutenção dessa forma de governo em todos os setores sociais.