Título da redação:

O Debate Como Ferramenta na Formação de Cidadãos

Proposta: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 13/06/2016

A arte de educar em instituições específicas tem suas origens vinculadas com as primeiras civilizações, desde a Grécia Antiga em que mestres filósofos ensinavam seus aprendizes a refletir sobre os mais diversos temas como; matemática, história, mitologia e principalmente política. No Brasil, o sistema educacional por diversos momentos afastou-se dessa linha didática de transferir o conhecimento e incentivar a reflexão do aluno sobre qual caminho escolher, como nos anos da Ditadura Militar em que apenas uma linha de pensamento podia ser lecionada, e atualmente nesse constante conflito entre conservadores e liberais, também conhecidos como direita e esquerda, pensamentos doutrinadores atrelados ao conteúdo didático estão sendo levados para a sala de aula pelos professores, como uma possível forma de alistar mais simpatizantes. O problema em apontar partidarismos políticos nas escolas consiste no fato de que os alunos ainda estão em processo de formação cívica e social, e pelo fato dessa imaturidade qualquer partidarismo que seja apontado por aquele que leciona, e subliminarmente o defende, será absorvido como chave mestra para solução de todos os problemas da sociedade, a partir daí os outros pontos de vista políticos serão rejeitados, e a mente dos alunos no futuro dificilmente estará aberta a novas ideias políticas, uma vez que durante o seu processo de maturação social, suas mentes já foram moldadas conforme os partidarismos políticos A ou B aprendidos na época escolar, criando assim cidadãos fracos na arte da reflexão crítica e tomada de decisões próprias. Uma forma de resolver esse impasse seria retornar ao método de ensino que estimula a reflexão a partir da exposição dos fatos, os professores como por exemplo, os de história, geografia, sociologia e filosofia, deveriam ensinar de forma cética os conceitos sobre política, bem estar social, democracia e progresso, apontar os fatos e as consequências que cada regime ou pensamento trouxe para sociedade, e a partir daí realizarem como exercício reflexivo, atividades em que os alunos pesquisem por conta própria em outras fontes, outras perspectivas a respeito do assunto lecionado, haja vista que as facilidades da internet promovem uma infinidade de conhecimento, e tragam o conteúdo pesquisado para sala de aula, a fim de debaterem entre si, pois o debate exercido de forma correta e mediado pelo professor, além de apresentar outras visões a respeito do mundo, promove a maturidade cívica e social, e o respeito entre as diferenças.