Título da redação:

Liberdade para conhecer

Proposta: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 09/06/2016

A escola,como a conhecemos hoje, é onde são formados e moldados os conhecimentos básicos de nossa sociedade. Para a boa formação desses conhecimentos se fazem necessários debates, exposição de ideias e atenção ao que o professor diz. Porém, existem pessoas que defendem uma escola "neutra", atada, que não transmita ideologias ou crenças, e que, obviamente, não forme senso crítico em seus alunos. Sócrates, o maior dos filósofos gregos, costumava estimular as pessoas a refletirem sobre suas crenças e suas realidades, e por causar esse estímulo, foi condenado a morte acusado de corromper a juventude. Sócrates não corrompia a juventude, apenas ajudava a formar um senso crítico, o conhecimento. Esse é o papel dos debates nas escolas, formar um conhecimento de maneira livre e espontânea, de maneira a pelo menos levar o aluno a refletir sobre sua realidade. Rui Barbosa, grande intelectual e político da história brasileira, defendia que a escola não deveria ter total liberdade, e que deveria ter sim a intervenção estatal dentro dela. As pessoas as quais defendem a não transmissão de ideologias não pensam assim, antes pensam que é possível algo como uma escola neutra, que nem ideologias estatais transmita. Porém, partindo do ideal socrático, vemos que quanto maior a liberdade dentro da escola, melhor será o conhecimento formado. Podemos perceber a necessidade da liberdade do ensino na realidade das escolas brasileiras para a formação de uma sociedade melhor, mais crítica e mais entendedora de sua realidade. É necessário que haja um entendimento entre o estado e os pais, para que o limite da liberdade escolar seja estipulado e aplicado, para assim levar a educação brasileira por rumos melhores.