Título da redação:

Escola: parcialidade e desenvolvimento crítico do cidadão

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 09/09/2016

Escola, em teoria, é o ambiente onde tanto crianças como jovens e adultos têm contato com as áreas essenciais para a formação do aluno. Esse aprendizado é ministrado por docentes formados, ou seja, aptos a transmitirem didaticamente o conteúdo. Com relação a isto, está sobre análise o “Programa Escola Sem Partido” cuja proposta é alterar as Leis de Diretrizes e Bases da Educação para que não haja discussões ideológicas e os professores não compartilhem seus posicionamentos políticos em sala de aula, estando sujeitos a pena de detenção que pode variar de três meses a um ano. O argumento utilizado pelos apoiadores do plano defende a desvinculação das opiniões políticas, sociais e culturais do conhecimento científico. A problemática presente no assunto deve-se ao Programa Escola Sem Partido ferir o princípio constitucional de pluralidade de ideias cuja função é apresentar ao aluno variadas posições referentes a um determinado tema e este, capaz de refletir, raciocinar e criticar, faça suas próprias conclusões. Outra consequência negativa surge no sentido de retrocesso democrático, uma vez que a liberdade de expressão será banida aos responsáveis pela educação caso seja manifestado qualquer posicionamento, assim como ocorreu na ditadura militar em 1964, período no qual educadores foram perseguidos, torturados e assassinados por não serem coniventes às imposições ditatoriais. Ademais, ressalta-se o fato de ser impossível a imparcialidade, neutralidade e o ser “apolítico” na educação, considerando que o professor, como relata Paulo Freire, por si próprio é um ser político e, portanto, parcial a tudo o que o cerca. Em suma, a educação não pode ser neutralizada e restrita a uma única visão de mundo, haja vista que ao lecionando devem ser apresentados, seja por debates ideológicos, palestras e/ou aulas, todos os pareceres possíveis a respeito de um tema proposto de modo a ele determinar qual a concepção mais correta. Com estas medidas, o estudante desenvolve o senso crítico embasado na ética e a liberdade de expressão permanece assegurada.