Título da redação:

Educação: do antigo ao novo propósito

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 23/08/2016

O Brasil, segundo dados da OCDE, apresenta um baixo rendimento escolar. Dessa forma, nota-se nos principais cursos de graduação federal a presença maioritária de alunos provenientes de escolas particulares. É preciso definir metas pedagógicas que atinjam às escolas estaduais e municipais, além, é claro, de ampliar os investimentos governamentais em cultura e educação por meio da valorização do professor. O surgimento da educação se articula muito com o desenvolvimento militar, porque a construção moral do que é certo e errado pode ser alterado. Na civilização Maia, por exemplo, jovens eram obrigado a participarem de aulas religiosas por um determinado tempo. Assim, toda a expansão territorial se fazia necessária pela captura de novos prisioneiros para sacrifícios religiosos. No Brasil, o principal desafio enfrentado é a falta de estruturação da educação pública, que conta com péssima gestão escolar, falta de investimento, desvalorização da carreira do professor e alienação da grande maioria dos alunos. Hoje, a maioria das vagas ocupadas em cursos de medicina, direito e engenharia das universidades públicas são por alunos de escolas particulares. Assim, segundo o relatório do Enem de 2015, a média das notas das escolas públicas frente as escolas particulares apresentavam uma diferença de 200 pontos, aproximadamente. O objetivo da escola já não é o mesmo de antigamente, que possuía um caráter doutrinador religioso e militar com vista a dominação e expansão territorial. Hoje, a educação tem um caráter de consolidação de uma classe mais abastada, mas não rica. Assim, a maioria dos estabelecimentos particulares, como cursinhos de alto padrão, enxergam a capacidade mercatória de determinados cursos de graduação e promovem uma certa especialização dos seus alunos. Dessa forma, é impossível mudar as características do mercado capitalista. Mas, é preciso forte investimento governamental em cultura e educação, por meio da valorização da carreira do professor a fim de que tenha qualidade na educação e no combate às desigualdades sociais existentes entre escolas públicas e particulares.