Título da redação:

A ESCOLA EDUCADORA?

Tema de redação: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Redação enviada em 10/06/2016

Uma doutrinação será perigosa a partir do momento em que se é mostrado apenas uma versão da história contada, e ter um ponto de vista apenas é similar a um dado viciado, evidenciando uma face apenas e ofuscando as demais. Além de que, a doutrinação sofrida pode ir de encontro a princípios antes estabelecidos por quem pode ser o suporte e a referência da família: os pais. A sociologia classifica a família como o primeiro pilar da sociedade moderna, onde será através desse que a criança terá contato com normas e ideologias expostas pelos pais, e desvincular tais ideologias poderá ser algo problemático, estimulando até mesmo o confronto entre pais e filhos. O principal problema, que procura ser combatido por movimentos como a Escola Sem Partido, criada em 2004, é que muitas ideologias familiares são quebradas nas escolas para facilitar a implantação de ideias particulares de alguns professores, sejam pensamentos de direita, de esquerda, religiosos ou científicos, explicitando que certos educadores podem não estar respeitando e obstruindo a educação dos pais aos filhos. Para muitas pessoas, não é a escola quem deve educar as crianças, pelo simples fato que a crença ou ideologia dos educadores poderá não ser similar ao dos pais. Uma criança pode sim crescer crendo no Criacionismo, por exemplo, não cabendo ao professor criticar e ofender o pensamento da criança, e consequentemente de seus pais. Tal doutrinação infantil é facilitada pela fragilidade de que crianças têm em serem persuadidas, justo por não terem conceitos plenamente firmados, demonstrando que a escola é um ambiente para desenvolver o intelecto, o raciocínio, com o intuito de tornar o jovem hábil a ponderar sobre diversas situações. Portanto, fica evidente que esta desconstrução ideológica ocasionada por certos professores não é saudável nem aos jovens, nem aos seus pais. A criança deve ser exposta a escolhas, sendo capaz de decidir qual a mais útil para si e para a sociedade, e os professores devem ser coagidos através de leis a ensinar apenas, e incentivados a cumpri-las através de cartazes disponibilizados pelo Governo e exposto nas escolas, tanto a vista das crianças quantos dos educadores, preservando a estrutura familiar e estimulando o raciocínio dos alunos.