Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escolas: necessidade ou doutrinação?

Redação enviada em 30/04/2017

As questões acerca da sexualidade humana configuram-se como um painel complexo na composição biopsicossocial do indivíduo. Dessa forma, a compreensão das nuances da diversidade sexual é fundamental para o combate à homofobia, machismo e transfobia na sociedade brasileira. Sob essa perspectiva, deve ser incluída a abordagem da temática no currículo das instituições de ensino, haja vista a possibilidade de análise multidisciplinar, bem como a importância da formação de cidadãos críticos e tolerantes desde a mais tenra idade. Herança genética ligada aos caracteres sexuais, a construção do pensamento patriarcal na história do Brasil, a presença da sexualidade na produção literária; esses são alguns dos exemplos de como o assunto pode adquirir contornos nas escolas, fomentando o debate e perpassando as várias áreas do conhecimento. Dessa forma, o ambiente escolar propicia um local para a pluralidade do diálogo, aspectos que dificilmente serão abordados de maneira tão ampla nos demais círculos de socialização do sujeito. Somado a isso, a escola possui um papel preponderante no que concerne ao primeiro contato da criança e do adolescente com realidades diferentes das suas, o que facilita o respeito às instituições democráticas e os direitos dos demais atores sociais. Nesse sentido, em um país que registra a morte de uma pessoa LGBT a cada 25 horas, segundo dados do Grupo Gay da Bahia – há a urgência dos assuntos de gênero e sexualidade serem trazidos para o cotidiano dos estudantes. A pauta sobre as questões referentes à sexualidade humana, portanto, apresenta a necessidade de compor as diretrizes educacionais brasileiras. Desse modo, a comunidade escolar deve proporcionar aos pais e responsáveis a participação efetiva nesse processo, visto a dificuldade de muitos deles em lidar e compreender a relevância da temática. Para tal, a promoção de reuniões, palestras e guias informacionais são opções viáveis para a introdução do assunto. Aliado a isso, é de suma importância que os veículos midiáticos tragam a questão de maneira esclarecedora, dialogando com o amplo público sobre os dados e a atualidade da discussão, com o intuito de que as ações em âmbito escolar tenham maior aceitação