Título da redação:

Gênero e Diversidade Sexual: conceitos relevantes em quaisquer sociedades

Proposta: Ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escolas: necessidade ou doutrinação?

Redação enviada em 27/11/2016

As transformações políticas, econômicas e culturais ocorrem diferentemente em nossa sociedade ao longo da história. Dentre elas, existem com grandes incertezas, as abordagens de ensino nas escolas sobre gênero e diversidade sexual. De um lado, existe a omissão de vários segmentos que ignoram o assunto abordado. Todavia, por outro lado, percebemos que esta mesma recusa, agrava e favorece a evasão escolar e contribui para uma comunidade menos igualitária. Infelizmente, o pensamento ideológico de algumas massas, seja no ambiente religioso, político ou cultural ao se omitirem do campo da discussão nas escolas sobre a diversidade de gênero, acabam de certa forma, ignorando a realidade neste ambiente, independemente da idade que o aluno esteja inserido; que envolvem: os preconceitos, a homofia, a opressão, dentre outros. Atitudes essas, que agridem uma parcela significativa dos alunos em toda rede educacional. Uma educação de qualidade, sem dúvidas, deve abordar de forma consciente todos os assuntos que contribuam para o crescimento e o desenvolvimento dos nossos alunos. Evitando, assim, entre educando e educadores, desgastes, sofrimentos, casos de bullying, incertezas, repetições do quadro escolar, evasões das instituições. A atuação do Poder Público e dos órgãos federais, estaduais e municipais é de suma relevância para que, este novo modelo de pensamento, seja aplicado de maneira gradual, efetiva e com bastante eficácia nas escolas, respeitando a todos os indivíduos, seja eles em quaisquer condições que se encontrem. Dado o exposto, percebemos que é necessário um pensamento conciso entre professores, pais, Estado e sociedade em relação ao tratamento nas escolas sobre os assuntos de gênero e a diversidade sexual nela inserida. Que estes agentes, não podem de forma alguma, serem ignorados, como estratégica ideológica, mas, serem, na verdade, aplicados em suas diferentes formas, como: reuniões, palestras, congressos, dentre outros; afim de resgatar a qualidade de ensino nas escolas e contribuir direta e indiretamente para uma sociedade mais justa e igualitária.