Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 18/09/2018

Para o filósofo Immanuel Kant, o ser humano e o meio que o circunda são baseados na educação, essa exercendo um papel fundamental na construção de uma sociedade ideal. Nesse sentido, no Brasil, muito se debate sobre os caminhos possíveis para melhorar o sistema educacional, como a educação domiciliar, que gera debates sobre a sua aplicação. Dessa forma, compreender os benefícios e os malefícios surge como uma intensa necessidade social, aliás, a necessidade de socialização de crianças e a falência do ensino público surgem como importantes fatores relacionados a essa forma de ensino. Em primeiro plano, é preciso relacionar o papel do Estado na formação educacional e a causa do problema. Por ser considerada a fase mais importante na formação de um ser social, a infância deve receber bastante atenção, sendo importante ensinar, mas, em paralelo, proporcionar momentos de lazer e de socialização. Além disso, é preciso garantir a convivência com estudantes de origem, culturas e crenças diferentes, convívio que ocorre majoritariamente nas escolas, proporcionando o ideal de igualdade e respeito ao próximo. Porém, no Brasil, a educação fornecida pelo governo é ineficiente, como escolas em péssimos estados de conservação e a falta de profissionais, assim, muitas famílias buscam meios alternativos para educar os seus filhos. Dessa maneira, para muitos brasileiros parte da solução se encontra no próprio âmbito familiar, com a formação física, social e moral ocorrendo de forma aprimorada fora das escolas. Liberada em vários países desenvolvidos, como Alemanha e Portugal, segundo o site Globo, a educação familiar demostra ser uma boa alternativa para o despreparo governamental, com um ensino menos cansativo e particular, focado em pontos essenciais para a formação acadêmica e desprovido de distrações como salas cheias e possíveis atrasos. Logo, explorar essa forma de ensino é essencial para o país. Infere-se, portanto, papel do Estado melhorar o sistema educacional e implementar de forma correta a educação familiar. Cabe ao Ministério da Educação, por meio de órgãos de fiscalização e projetos instrucionais, orientar e adequar as famílias que desejam educar os seus filhos em casa, fiscalizando periodicamente, com provas e entrevistas, a qualidade do ensino proporcionado às crianças, com o intuito de autorizar sistematicamente formas alternativas e adequadas de ensino, visando uma população mais instruída. Além disso, é dever do Ministério da Fazenda, investir no ensino público, melhorando as condições das escolas atuais, investindo em infraestrutura. Assim, o alcance e a eficiência dessas ações serão relevantes conquistas, de modo que exista uma transformação viva, ética e efetiva.