Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 17/06/2018

Homeshooling. Esse projeto de educação, que está tramitando na Câmara dos Deputados, defende o ensino do indivíduo em ambiente doméstico. Em virtude disso, opiniões são divididas quanto à eficiência dessa forma de educação: de um lado, pais adeptos a essa nova configuração educacional como forma de proteger os filhos da doutrinação ideológica presente nas instituições de ensino, de outro lado, no entanto, especialistas da educação que contestam a privação do indivíduo do âmbito escolar. Nesse sentido, a educação domiciliar não se apresenta como solução para o ensino brasileiro, mas, sim, um fracasso no sistema, uma vez que o processo de socialização e o desenvolvimento do pensamento crítico do indivíduo é prejudicado. É importante pontuar, de início, a interferência negativa do homeshooling no processo de socialização do indivíduo. Em relação a isso, diante da diminuição das relações sociais que essa nova forma de educação fornece, ela atuaria como colaboradora indireta na acentuação de preconceitos e estereótipos enraizados na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, a privação do indivíduo às escolas de ensino fundamental e médio faz com que ele conviva com uma menor diversidade cultural, racial e religiosa, uma vez que, pela educação domiciliar, ele ficaria em constante presença de seus iguais, ou seja, familiares e amigos. Por isso, a Sociologia, ramo da ciência que estuda a sociedade, verifica a importância das diversas relações estabelecidas entre os indivíduos nas instituições sociais que ele frequenta para que, assim, ele aprenda a respeitar, conhecer e traçar os limites da liberdade de expressão dele. Outrossim, uma segunda questão é a contração do pensamento crítico provocada pela educação domiciliar. Nesse contexto, mesmo que o indivíduo aprenda sobre matérias essenciais que colaborem para a instigação do pensamento crítico, como sociologia e filosofia, a instrução domiciliar reduz o acesso à debates, que são frequentemente promovidos em ambientes escolares, e, também, às opiniões diferentes daquelas que são apresentadas pelo professor domiciliar, acarretando, assim, na formação de indivíduos pautados, em sua maioria, no senso comum. À vista disso, é reconhecível as consequências negativas do homeshooling para o sistema de educação brasileira. Diante disso, é necessário que a comunidade escolar, sociólogos e especialistas na área de educação, em parceria com a mídia, criem propagandas, que alertem os pais sobre as consequências que a educação domiciliar provocará no filhos e, a curto prazo, na sociedade, que serão transmitidas em redes de televisão e, conjuntamente, disseminadas na internet, por meio de redes sociais, a fim de conscientizar a população das consequências negativas da educação domiciliar no desenvolvimento social e intelectual do indivíduo.