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Redação sem título.

Proposta: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 01/05/2018

O economista britânico Sir Arthur Lewis afirmou: "educação nunca foi despesa, sempre foi um investimento com retorno garantido". Contudo, no Brasil. a proposta do Projeto de Lei 3179/12 à respeito da educação domiciliar, deixa evidente o fracasso do ensino brasileiro. Tal ideia impossibilita o estudante de socializar-se e priva esse de ter experiências coletivas. É importante citar, de início, que o colégio possui benefícios que o lar doméstico não pode oferecer. Essa afirmação pode ser associada à obra literária "Mayombe", produzida pelo escritor angolano Pepetela, que conta a estória de guerrilheiros que têm um local de estudos chamado base, para a educação dos jovens, que aliás, o livro mostra a questão do trabalho em grupo, que, apesar das diferentes opiniões e divergências, esses combatentes lutavam por um objetivo em comum, a libertação de Angola. Assim, é possível enxergar que o serviço coletivo e debates de distintos pontos de vista fazem parte da formação do indivíduo, além disso, apenas estudar em um ambiente de regras é benéfico para o aluno. É fundamental pontuar, também, que a integração com outros estudantes colabora com a formação desse como ser humano. Isso pode ser visto no livro "O diário dos escritores da liberdade", escrito pelos alunos da High School de Woodrow Wilson, que mostra a história real de uma professora que uniu jovens de diferentes etnias, fazendo-os perceber que, apenas das divergências, eles possuíam vidas paralelas entre si. Dessa forma, pode ser visto a importância da figura do educador em unir os colegas de classe e ensiná-los que podem viver em harmonia mesmo com suas diferenças e por consequência disso, torná-los futuros adultos mais altruístas. Em razão aos fatos mencionados, cabe ao Governo Federal não aprovar a proposta de Lei da educação domiciliar, porém oferecer uma escola diferente para os alunos. Primordialmente, é essencial avaliar a qualidade dos professores, materiais oferecidos e limpeza do ambiente. Outrossim, oferecer aulas de debates, jogos educativos, laboratórios, teatro e dança, a afim de que os estudantes possam interagir entre si, apesar de seus diferentes estilos, histórias, étnicas e opiniões e criar um ambiente descontraído. Sendo assim, para que a educação brasileira não seja uma despesa, mas um investimento com retorno garantido, pois o colégio não estará focado em apenas formar os adolescentes com um diploma, contudo, também, como pessoas.