Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 29/04/2018

É possível afirmar que a educação domiciliar não é de forma alguma a solução para o ensino brasileiro, não só pelo evidente despreparo da maior parte populacional em exercer tal modelo mas também por limitar o pensamento da criança em um molde único e excludente. Sabe-se que o maior percentual do povo brasileiro é desprovido de uma boa formação educacional. Se de fato fosse permitido a educação domiciliar, apenas os ricos e parte da classe média usufruiria desse modelo, uma vez que são eles os que tem, em sua grande maioria, uma mínima base acadêmica suficiente para lecionar à alguém. Como pode então os humildes formarem seus filhos em algo que nem eles próprios tem domínio? A resposta é óbvia, não podem, e os que podem já pagam colégios particulares a sua prole. Invalidando assim a possibilidade de ensinamento domiciliar como uma forma de solução à crise educacional no Brasil, visto que não alcança os verdadeiros necessitados. Convém lembrar ainda que a educação domiciliar limita a formação de um pensamento plural no indivíduo, pois a família como sendo o único núcleo de estudo e observação da criança irá passar para ela, também, um único ponto de vista. Por mais que a família tente ser neutra ao ensinar, de fato ela nunca será, August Comte disse que "para se chegar a um resultado verídico sobre um experimento social é preciso ter um posicionamento neutro, coisa que a família nunca terá, pois por definição é específica e única, além do mais o próprio filósofo cita ser impossível que o homem seja totalmente imparcial quanto ao seu objeto de estudo. Diante dos aspectos analisados, faz-se necessário que o Governo enxergue como solução para a melhoria do ensino no Brasil não a educação domiciliar, mas o foco na inserção de investimentos pesados por meio de programas que devem ser criados com o intuito de aumentar a qualidade de preparo dos professores, qualidade do material e fomentar o interesse do aluno em aprender. A fim de criar bases que sirvam para o arrefecimento das desigualdades vividas por ricos e pobres quando o assunto é educação.