Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 26/04/2018

Em pleno século XIX, Emilé Durkheim já apontava a importância da escola na formação da moral e cidadania de um país. A concepção de Durkheim, mesmo antiga, continua refletindo a realidade e mostra como o crescimento da educação domiciliar – fruto do fracassado sistema educacional brasileiro – não é uma solução e, ainda, compromete outros setores da sociedade. Assim, a educação feita dentro de casa pode perpetuar ideologias familiares e, consequentemente, enfraquecer a coesão social e estimular a intolerância. Certamente, a educação limitada em residências isola os estudantes da comunidade e enfraquece as bases da sociedade. Assim, o exercício básico da democracia enfraquece, pois é fundamentado no debate de divergências, que, por sua vez, é amplamente estimulado nas escolas. Consequentemente, toda a democracia brasileira perde força, o que torna o “homeschooling” um fenômeno importante. Ademais, o isolamento no círculo familiar perpetua ideias e concepções familiares que muitas vezes estimulam a intolerância e o individualismo. Assim como a ideologia cristã controlou a educação europeia na idade média e gerou inúmeros conflitos que perpetuam até hoje, qualquer ideia ou ideologia educativa, quando privada de debate, pode causar danos semelhantes. Dados divulgados pelo jornal “O globo” tornam essa concepção ainda mais preocupante, uma vez que revelaram que a maioria dos pais recusa matricular os filhos em escolas por razões religiosas. Dessa maneira, fica clara a necessidade de controle e administração rígida a esse novo modelo de ensino. Assim, cabe a câmara de deputados adaptar os projetos de lei que visam regular a educação domiciliar, impondo que os indivíduos cumpram ao menos 75% do ensino nas escolas para que, então, tenham a opção de estudar em casa. Além disso, o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, deve reformular as diretrizes de ensino, instituindo e fortalecendo o caráter laico da escola. Só assim será possível retomar o controle da educação brasileira e estimular o reingresso nas instituições de ensino.