Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 23/04/2018

Como o sistema de ensino brasileiro encontra- se longe de extinguir as falhas, sendo que é um dos países que mais investe em educação em relação aos outros países que também investe, mas possuem resultados satisfatórios? É evidente que a população do Brasil que necessita de educação básica é superior ao valor investido, é por isso que se torna claro que haja melhor manuseio e distribuição do dinheiro, e principalmente novas propostas de mecanismo de ensino que saciem a falta de recursos. "A educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática", Paulo Freire. É um dos mais célebres educador brasileiro, e que tem suas falas ligadas às parcelas desfavorecidas da sociedade, é de seus princípios que busquem práticas para atuar nas áreas de aprendizagem. É nesse contexto, que a aberturas para a Educação Domiciliar, um novo mecanismo de ensino que propicia que o aluno aprenda em casa, tanto que vai de acordo com ideias de Freire, no qual o professor não deve ser o único responsável pelo aprendizado, e sim, em conjunto com os pais. No que se refere a nova proposta, faz analogia aos "cursinhos" de pré- vestibular online, dados de G1.Globo indica que aulas onlines tem crescido e sendo mais vantajoso em cerca de 70% do que os "cursinhos" presencial. Este fato é em decorrência que saem das escolas sem realmente ter aprendido o conteúdo necessário para entrar no ensino superior, muitas vezes é pela falta de professor, ou falta de tempo para o conteúdo ser ensinado. Os novos mecanismo de educação devem sempre por em prática, para que não seja apenas uma aspiração teórica, e sim, uma medida. Seria uma vantagem se o governo além de continuar a investir nas bases física ( livros, computadores, professores,..) da escola, dar a opção de ter escolas públicas em que todas as aulas sejam as mesmas para quaisquer alunos, gravadas ou ao vivo e o material didático seja onlines, o que contribui para uma economia de material; porém, que o aluno continue a ir a escola com a mesma carga horária, para resolver exercícios dado pelo professor presencial e retirar dúvidas. É uma forma, em que o aluno desenvolve seu própria autoconhecimento, ou seja, o aluno aprende a sua maneira de aprender, isso em casa, e não deixa de perder o vínculo não só o do ensinador com o ensinado, mas também da comunicação com os outros (alunos e funcionários).