Título da redação:

Peculiaridade educacional

Proposta: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?

Redação enviada em 21/04/2018

As escolas fundadas na Europa são modelos que resistiram durante séculos, e ainda, é empregada nas concepções institucionais de educação atualmente. Em virtude desse caráter fortemente imutável, de uma sala de aula, lousa, carteiras escolares, alunos e professores, esse padrão, tem tido repercussões, já que o modo de captação do conhecimento varia de uma criança à outra, isto é, a informação que é recebida do meio, permite um entendimento através dos sentidos, sendo esses, visuais ,auditivos e cinestésicos.Logo, uma única forma de aprendizagem é atribuída nos demais casos. Indivíduos propõe a inclusão da educação familiar, a maioria, por razões religiosas divergindo com o propósito da escola como socialização secundária ,gerando problemas. De fato, a família tem real e importante significância meio a aprendizagem do indivíduo, ou seja, uma socialização primária, em que ensinamentos sociais e humanitários partem de um convívio familiar , posteriormente, a escola como meio secundário, deveria promover desde o conhecimento"aberto" até o convívio com a diversidade. O governo é de intensa importância no quesito melhoria das escolas, tornando-as um conjunto de bem-estar e aprendizado. O homeschooling , ensino doméstico, oferece a criança uma educação seguindo rotinas e metodologias específicas para ela, é uma boa proposta se todas as famílias a seguisse corretamente e tivessem a estruturação para o aprendizado em casa, muitos pais não possuem o ensino médio completo, nem renda cabível para assumir esse posto, ou seja, muitos precisam trabalhar para adquirir renda para o sustento em casa, e acaba a escola se tornando um meio mais cabível, porém, de modo algum, essa deve assumir total responsabilidade educacional do indivíduo, pois a formação desse, deve ser conjunta . Muitos pais se posicionam com insegurança devido a criança e a religião, alguns, tendem a querer assumir a educação apenas em casa, mas deve haver a socialização com outras culturas, etnias, religiões para que mais tarde não haja o maniqueísmo , a "visão" conservadora do que é certo e errado para um tal indivíduo. Em virtude dos fatos abordados, o MEC em parceria com escolas deveriam promover projetos que tendem reunir alunos em grupos que trabalhem os sentidos visuais, auditivos e cinestésicos, a fim de promover uma maior aquisição do conteúdo. Proporcionar atividades, jogos e brincadeiras com a presença dos pais para uma maior interação de ambos. Os pais devem entrar em um consenso que não prive a criança por causa da religião, para que futuramente posso haver uma escolha, e um bom convívio com as demais.